Teresa Lopes Moreira – In Memoriam
Abr 27, 2022 | Notícias
O Instituto de História Contemporânea comunica e lamenta profundamente o falecimento de Teresa Lopes Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, em Santarém.
Licenciada em História, tornou-se Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizando uma dissertação intitulada “A Etiópia na Obra de Miguel Castanhoso” (2001). Doutorou-se em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada «‘Todos Têm Direito à Cultura’. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)», que defendeu em 2014, sob a orientação de José Neves, desde então integrando o Instituto de História Contemporânea.
O seu trabalho académico confundiu-se com a sua história de vida, nomeadamente da cidade onde nasceu, viveu e trabalhou. Na sua investigação, em que procedeu a um levantamento de vários aspectos da vida social da cidade, procurou pensar, através da História Cultural, o lugar de uma cidade portuguesa de média dimensão, um esforço pouco frequente no panorama de estudos sobre o século XX português.
Era uma pessoa de sorriso e palavras sempre generosas.
A Direcção do IHC
Crédito da imagem: Correio do Ribatejo
Outras Notícias
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.