Ricardo Pérez Haristoy em Lisboa

Mar 13, 2025 | Notícias

O historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy, vencedor da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, estará em Lisboa na próxima semana para a realização de dois eventos públicos na Biblioteca Nacional de Portugal.

No dia 19 de Março, apresentará a conferência “Solidaridad internacional desde el exilio: chilenos y argentinos en Mozambique (1975-1986)” acerca das actividades dos exilados latino-americanos como cooperantes técnico-profissionais internacionais em Moçambique, relacionando as experiências de militância transnacional destes no projecto socialista sob a coordenação da FRELIMO. O acesso à conferência é livre.

Já no dia 20 de Março, conduzirá o seminário de investigação “El Archivo del Terror y la Guerra Fría en el Cono Sur”. A sessão tem como objectivo observar, no contexto das dinâmicas de interacção histórica entre o Chile e o Paraguai, o contraste que o governo da Unidade Popular representou para o General Alfredo Stroessner, e como o golpe de estado no Chile constituiu um momento de fortalecimento da ligação entre forças armadas que, posteriormente, desencadearam a Operação Condor. Neste caso, é necessária inscrição, através do email raquelribeiro@fcsh.unl.pt.

Ricardo Pérez Haristoy recebeu o Prémio Amílcar Cabral pelo artigo “South America’s Transnational Solidarity with Southern Africa Chilean and Argentine Exiles as Cooperators in Mozambique, 1976–1986”, publicado em co-autoria com Mario Ayala na Journal of Global South Studies. Este galardão é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC e visa “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”.

 

Cartaz dos dois eventos associados ao Prémio Amílcar Cabral 2024, a realizar nos dias 19 e 20 de Março de 2025, na Biblioteca Nacional de Portugal, com o premiado, Ricardo Pérez Haristoy. No dia 19 de Março, às 17 horas, no Auditório, conferência “Solidaridad internacional desde el exilio: chilenos y argentinos en Mozambique (1975-1986)”, com entrada livre. No dia 20 de Março, às 16 horas, na Sala de Formação, seminário de investigação “El Archivo del Terror y la Guerra Fría en el Cono Sur”, com inscrição obrigatória. O cartaz inclui uma foto de Ricardo Pérez Haristoy.

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X