março, 2025

Detalhes do Evento
Conferência organizada no âmbito da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, atribuído ao historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy. Solidaridad internacional desde el exilio: chilenos
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência organizada no âmbito da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, atribuído ao historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy.
Solidaridad internacional desde el exilio:
chilenos y argentinos en Mozambique (1975-1986)
No primeiro de dois eventos com o galardoado com o Prémio Amílcar Cabral, Ricardo Pérez Haristoy fará uma conferência pública acerca da sua investigação, em que explora as actividades dos exilados latino-americanos como cooperantes técnico-profissionais internacionais em Moçambique, rearticulando as suas experiências de militância transnacional no projecto socialista sob a coordenação da FRELIMO.
Ricardo Pérez Haristoy doutorou-se em História na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Actualmente, é investigador independente a realizar o projecto “Relações entre o Paraguai e o Chile (1973-1977): Fontes Diplomáticas e Paradiplomáticas” no Museu da Justiça, Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos do Paraguai (financiado pelo CONACYT).
ENTRADA LIVRE
O Prémio Amílcar Cabral é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.
Tempo
(Quarta-feira) 5:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora e Padrão dos Descobrimentos / EGEAC