Organização e inventário do arquivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Coordenadoras:
Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
Financiamento:
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Duração:
2008-2014
Equipa:
Madalena Fonseca, Cátia Matias Trindade, Pedro Casquinha Santos, Catarina Cândido, Carina Almeida, Helena Baltazar
Resumo:
Uma das áreas de investigação em que o IHC se encontra empenhado tem a ver com o estudo, eminentemente histórico, da organização da ciência e da actividade científica em Portugal no contexto da realidade política, económica e social e científica e tecnológica em que se inscreve. Como linha de investigação, o estudo reporta-se ao período contemporâneo e, em particular, ao século XX português; a temática centra-se no debate central da inter-relação entre capacidade científica e tecnológica (na óptica das competências acumuladas e potenciadoras e da apetência para a inovação), desenvolvimento económico, social e cultural e a forma que deve revestir a organização e a política para a ciência, considerando o enquadramento política e a forma como esse condicionou a sua constituição e o seu percurso histórico. Note-se que a primeira instituição que tem por vocação promover e apoiar o desenvolvimento científico e a organização da ciência em Portugal, assumindo com clareza o propósito de ‘pensar/planear e mandar fazer ciência’, data de 1929, com princípios e pressupostos decorrente de um conjunto de ideias essenciais que remontam, pelo menos na sua formulação mais explícita, aos primeiros tempos republicanos – quer em matéria de formatação de um pensamento centrado na natureza e objectivos do desenvolvimento, quer quanto à estruturação da metodologia e da estratégia a percorrer (tal como tem sido estudado no âmbito do projecto relativo à História do Instituto Camões). A prossecução do estudo depende, sobretudo para o período a partir dos meados da década de 1960 e muito especificamente a partir de 1967, da investigação a realizar no acervo documental da actual FCT. Posto o que antecede, estruturou-se um projecto dedicado à organização e ao estudo do acervo documental de natureza histórica que pertence à FCT. Um projecto que pressupõe a realização do estudo orgânico-funcional das entidades a que foi pertencendo a documentação em causa (um pouco a história institucional da própria FCT, compreendendo os organismos que o antecederam e tendo em consideração aqueles, numerosos, a que deu origem ou a que está associada).
Outros Projectos
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: coord
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Rui Lopes
-
Coordenação: Rita Luís
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Apresentação dos projectos KNOW.AFRICA
Ver mais
Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Apresentação dos projectos KNOW.AFRICA e PHONLAB.
Apresentação de projetos do IHC na Universidade de Évora
Para comemorar a Semana da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora e o IHC vão promover uma sessão de apresentação dos projectos de investigação em curso acolhidos por aquela universidade. A sessão vai ter lugar na sala 205 do Palácio do Vimioso, no dia 25 de Novembro, a partir das 10h:
— 10h00 – Projeto KNOW.AFRICA: Revelando (in)visibilidades, um projeto em crescimento, com Sara Albuquerque
— 10h30 – Projeto PHONLAB: Do esquecimento à recuperação da memória colectiva, com Quintino Lopes
— 11h00 – Debate
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 12:00 pm
Localização
Universidade de Évora, Palácio Vimioso
Largo de Dom Miguel de Portugal, 2 — 7000-654 Évora
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Instituto de Investigação e Formação Avançada — Universidade de Évora

Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Lançamento do novo livro de
Ver mais
Detalhes do Evento
Actividade inserida na programação da edição 2025 da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela agência Ciência Viva. Lançamento do novo livro de Ricardo Noronha.
A Ordem Reina Sobre Lisboa
Este livro aproveita a efeméride cinquentenária para explorar algumas hipóteses e interrogações relativas ao 25 de Novembro de 1975, procurando identificar tanto aquilo que se apresenta como indisputável quanto as inúmeras questões que permanecem em aberto. É também uma tentativa de abrir a interpretação do processo revolucionário a formas de imaginação histórica distintas das que têm caracterizado boa parte da paisagem editorial. Ao privilegiar os acontecimentos ocorridos nas ruas, ou dentro dos quartéis, em relação aos que tiveram lugar nos gabinetes ministeriais, ou dentro dos estados-maiores, a reconstrução dos acontecimentos que aqui se apresenta procura compreender o 25 de Novembro enquanto um episódio de insubordinação militar plenamente alinhado com os repertórios de conflituosidade social e de radicalização política que caraterizaram a Revolução Portuguesa de 1974-75.
A Ordem Reina Sobre Lisboa, uma edição da Tigre de Papel, será nesta sessão apresentado pelo autor, Ricardo Noronha, por Luís Trindade e António Louçã.
Sobre o autor:
Ricardo Noronha é investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH). Entre os seus tópicos de investigação encontram-se a conflituosidade social, a história intelectual e as transformações da economia política durante a segunda metade do século XX. Está, neste momento, a conduzir uma investigação sobre o planeamento económico em Portugal, desde o Estado Novo até aos primeiros anos da democracia.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Livraria Tigre de Papel
Notícias
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
IHC acolhe oito novos bolseiros e bolseiras de doutoramento
Nov 18, 2025
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes
Isabel Baltazar premiada no Reino Unido
Nov 17, 2025
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards

