Marta Silva recebe Prémio Victor Sá de História Contemporânea
Nov 24, 2022 | Notícias
Marta Silva foi a vencedora do Prémio Victor Sá de História Contemporânea, atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho, pela sua tese doutoral “O auxílio à emigração irregular para França e a figura do intermediário no interior rural português (1957-1974)“, defendida na NOVA FCSH no passado mês de Julho.
Focando-se no contexto rural da Beira Interior (de Viseu a Guarda), a tese faz uma história social do auxílio não autorizado à emigração irregular em Portugal durante a ditadura do Estado Novo. Resgata a figura do auxiliador da emigração do desconhecimento histórico e “permite discutir as dinâmicas e relações sociais rurais em que se inseriu, conhecer as relações entre o “poder central” e os “poderes periféricos” do estado e os diferentes interesses implicados na emigração”.
O Prémio Victor Sá de História Contemporânea é um dos mais prestigiantes para jovens investigadores da área e foi já atribuído a diversos investigadores e investigadoras do IHC. A mais recente foi Patrícia Lucas, em 2019. No comunicado emitido pela Universidade do Minho, Marta Nunes diz ser “um orgulho e uma honra receber a distinção”. Será entregue, em sessão pública, presidida pelo Reitor da Universidade do Minho, no dia 15 de Dezembro.
A investigadora do IHC encontra-se agora inserida na equipa do projecto “Paisagens de fogo: Uma história política e ambiental dos grandes incêndios em Portugal (1950-2020)”, que pretende levar a cabo uma investigação colectiva e interdisciplinar sobre a transformação socioecológica do regime de incêndios em Portugal, de 1950 ao tempo presente. O projecto foi financiado pela FCT e é coordenado por Miguel Carmo e Ana Isabel Queiroz.
Outras notícias
-
Isabel Baltazar foi admitida como Académica Correspondente
-
A Museus e Monumentos de Portugal anunciou a nomeação no final de 2024
-
Abriu a exposição “O humor unido jamais será vencido”
Pesquisa
Oportunidades
Programa “Doutor AP” — FCT
Prazo (IHC): 1 Dezembro 2024
Notícias
Isabel Baltazar admitida na Academia Portuguesa da História
Jan 11, 2025
Isabel Baltazar foi admitida como Académica Correspondente
Gonçalo de Carvalho Amaro nomeado director do Museu Nacional de Etnologia
Jan 3, 2025
A Museus e Monumentos de Portugal anunciou a nomeação no final de 2024
Paulo Jorge Fernandes leva a Revolução ao Museu Bordalo Pinheiro
Dez 20, 2024
Abriu a exposição “O humor unido jamais será vencido”