Jorge M. Pedreira

Economia e Sociedade
Contacto:
jmmp@fcsh.unl.pt
Biografia
Nasceu em Lisboa em 1958, casado, pai de quatro filhos. Licenciado em História (FLUL), mestre e doutor em Sociologia pela NOVA FCSH, onde é docente desde 1982, nos departamentos de Sociologia (até 2009) e História, actualmente como Professor Associado.
Foi professor visitante da Brown University e da Universidade de São Paulo (2004) e visiting scholar da John Carter Brown Library (2018). Foi fundador e presidente do Instituto de Sociologia Histórica (extinto) e investigador do CICS.NOVA, do CHAM (até 2019) e agora do IHC. Foi Presidente da Direção do SNESup – Sindicato Nacional do Ensino Superior, Diretor-Geral do Ensino Superior (2001-2002), Secretário de Estado Adjunto e da Educação (2005-2009), assessor do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P. (2010) e Presidente do Conselho da Unileya – Ensino e Formação a Distância, S.A (2011-2016).
Áreas de Investigação
- História social
- História económica
- Sociologia histórica
- História das relações internacionais
Publicações destacadas
- Pedreira, Jorge & Fernando Dores Costa. D. João VI. Lisboa: Temas e Debates, 2009. [link]
- Pedreira, Jorge, “O Sistema das Trocas,” in História da Expansão Portuguesa. Vol. IV. Do Brasil para África (1808-1930), dirigido por Francisco Bethencourt e Kirti Chaudhuri, 213-301. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998.
- Pedreira, Jorge Miguel Viana. “Os Homens de Negócio da Praça de Lisboa, de Pombal ao Vintismo (1755-1822). Diferenciação, reprodução e identificação de um grupo social”. Tese de Doutoramento em História, Universidade NOVA de Lisboa, 1995.
- Pedreira, Jorge Miguel Viana. Estrutura Industrial e Mercado Colonial. Portugal e Brasil 1780-1830. Oeiras: Difel, 1994. [link]
Projectos principais
- Investigador no projecto “RESISTANCE. Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries” — Coordenado por Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS — Universidade de Évora) e financiado pela Comissão Europeia [778076-H2020-MSCA-RISE-2017]. [link]
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa actualizado (PDF) <<
Quinta sessão:
Alice Semedo (CITCEM — FLUP)
Andrea Gaspar (Agrupamento de Escolas da Figueira da Foz)
Aristóteles Kandimba (Escritor e Produtor Cultural)
Teresa Teves Reis (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Ricardo Roque (ICS — Universidade de Lisboa)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Notícias
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015