Economia e Sociedade

Economia e Sociedade — Estado, Classes e Género

Coordenação: Bruno Zorek

Contribuindo para a renovação da História Económica e da História Social, através do aprofundamento das ligações entre ambas, a investigação desenvolvida pelo grupo tem estudado e relacionado os seguintes assuntos:

• A história de sectores económicos como a banca, a indústria e o comércio, no quadro da emergência e desenvolvimento do capitalismo nas suas várias escalas;
  • A história das classes sociais, bem como do associativismo, das redes sociais e das sociabilidades, a nível tanto do trabalho como dos lazeres, da cultura e da vida quotidiana, com relevância para a sua articulação as questões de género;
  • A formação do Estado moderno e das suas instituições, na sua relação com a economia, as dinâmicas sociais e o território, dos movimentos sociais aos migratórios;
  • A importância histórica das políticas, do pensamento e do conhecimento económico ao longo do período contemporâneo.

Estas e outras questões são investigadas no âmbito de uma reflexão histórica acerca das problemáticas da modernização, do desenvolvimento e da modernidade, assim como da natureza histórica das próprias ideias de economia e sociedade. A reflexão do Grupo de Investigação é desenvolvida no quadro da História Económica e da História Social, em diálogo com a Sociologia Histórica, a História Intelectual, a Arqueologia Contemporânea ou a Antropologia Social.

O grupo desenvolve ainda actividade historiográfica e memorialística relevante com entidades públicas e privadas tão diversas como, entre outras, a União das Mutualidades Portuguesas, a Fundação EDP ou a Association Mémoire Vive/Memória Viva.

Investigadores/as Integrados Doutorados

Doutorandos/as

Outros Investigadores/as

Investigadores/as colaboradores