Economia e Sociedade

Grupo de Investigação: Economia e Sociedade

Coordenação: Ricardo Noronha

O Grupo de Investigação Economia e Sociedade promove a reflexão crítica e o diálogo entre a História Económica, a História Social, a História Intelectual, os Estudos da Ciência, a Sociologia Histórica, a Economia Política e a Antropologia. Os seus investigadores e investigadoras dedicam-se ao estudo de temáticas variadas, incluindo questões de género, trabalho, migrações, desporto, história militar, associativismo, tecnologia, pensamento económico, património ou desigualdade, procurando contribuir para um mais apurado conhecimento da realidade económica e social contemporânea.

As iniciativas do grupo percorrem diversas escalas temporais e espaciais, interrogando tanto os critérios que presidem à periodização histórica como as relações existentes entre o local, o nacional e o global, sem perder de vista os principais debates teóricos e metodológicos que atravessam o campo da História e das Ciências Sociais.

Objectivos

(a indicar)

Membros integrados

Membros associados

Áreas de Investigação

▪ História económica
▪ História do pensamento económico
▪ Economia política
▪ Sociologia histórica
▪ História social

Imagem: Fábrica têxtil em Portugal. Fotografias das Actividades do Plano Marshall na Europa e África ca. 1948 – ca. 1989. Arquivos Nacionais dos EUA em College Park (Fonte)

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X