João Aleixo vence Prémio Joaquim Romero Magalhães

Nov 22, 2021 | Destaque, Notícias

João Romero Chagas Aleixo foi o vencedor da primeira edição do Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães com o artigo “A migração de Andaluzes para a vila de Loulé, entre 1850 e 1914”, onde o investigador do IHC explora as origens dos imigrantes andaluzes em Loulé, as suas motivações e o seu papel no desenvolvimento do comércio, indústria e serviços na vila.

O prémio bianual, criado pelo Município de Loulé através da revista Al-‘Ulyà e com o valor pecuniário de 4000 euros, tem como objectivos “incentivar e galardoar novos estudos de investigação sobre o valiosíssimo património histórico-cultural do concelho de Loulé” e homenagear o historiador louletano que lhe dá o nome.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado sábado, 20 de Novembro, no Arquivo Municipal de Loulé. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas a Marco de Sousa Santos, pelo artigo “A história do lobo no termo de Loulé (séculos XVI a XIX)”; e a Nuno Manuel dos Santos Loureiro, autor de “Carta agrícola e florestas do Concelho de Loulé no início do século XX – Memória explicativa e descritiva”.

 

Imagem: Luís Filipe Oliveira (editor da revista Al-‘Ulyà), João Romero Chagas Aleixo e Vítor Aleixo (Presidente da Câmara Municipal de Loulé) na cerimónia de entrega do Prémio. (Fonte)

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X