Henrique Entratice

História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente
Contacto:
henrique.entratice@campus.fcsh.unl.pt
Biografia
Henrique Entratice é Doutorando em Antropologia na NOVA FCSH e ISCTE-IUL. É investigador integrado do IHC desde Maio de 2021, quando foi aprovado em primeiro lugar entre todos os candidatos no Concurso Internacional de Bolsas de Doutoramento (2020).
Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde conduziu uma pesquisa aprofundada sobre os desafios relacionados com a Antropologia Jurídica, os Direitos Culturais e o Património Cultural Imaterial brasileiro. Em 2017, imigrou para Portugal e ingressou no mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura no ISCTE-IUL, com especialização em Gestão Cultural. A sua dissertação foi apresentada em 2019, intitulada “Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro: Tomada de Decisão em Três Casos Brasileiros”.
Foi Assessor de Gabinete do Museu da Cidade de São Paulo, do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e do Pavilhão das Culturas Brasileiras, instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Brasil. Em Lisboa, trabalhou como Assessor de Comunicação do Alkantara Festival.
Em 2024, foi um dos selecionados para a Bolsa TheMuseumsLab 2024, programa coordenado pelo Museu de História Natural de Berlim e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD).
Entre os seus interesses de pesquisa estão os direitos culturais, as políticas de preservação do património cultural imaterial, os trânsitos coloniais de materialidades indígenas latino-americanas, e o desenvolvimento de pesquisas colaborativas. Desenvolve sua pesquisa em parceria com o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Áreas de Investigação
- Património cultural imaterial
- Direitos culturais
- Antropologia jurídica
- Trânsitos coloniais
Publicações destacadas
- Entratice, Henrique, “Apropriação Cultural e a Juridificação do Patrimônio Cultural Imaterial: as tomadas de decisão no caso da Cajuína,” in Vinte anos do Decreto de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, editado por Inês Virgínia Prado Soares e Youssef Campos. São Paulo: Juspodivm, 2020.
- Entratice, Henrique. “Preservação do patrimônio cultural imaterial Brasileiro: Tomada de decisão (decision-making) em três casos Brasileiros.” Dissertação de Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, ISCTE-IUL, 2019. [PDF]
- Entratice, Henrique. “A Tutela Jurídica do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.” Tese de Licenciatura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016.
Projectos principais
- “Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e resistências Xambioá” (título provisório) — Dissertação no âmbito Programa Doutoral em Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e ISCTE-IUL, orientada por Paula Godinho (NOVA FCSH) e Ema Pires (Universidade de Évora). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (UI/BD/150942/2021). 2020-
Pesquisa
Agenda
janeiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Conferência de lançamento do projecto STEXEU, coordenado por Arturo Zoffmann Rodriguez, onde será analisada a forma como os estados de excepção transformaram
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência de lançamento do projecto STEXEU, coordenado por Arturo Zoffmann Rodriguez, onde será analisada a forma como os estados de excepção transformaram os papéis dos governos e das forças de segurança.
A via constitucional para a ditadura:
Estados de excepção e autoritarismo na Europa, 1900-39
Os regimes liberais do início do século XX recorreram a poderes de emergência para enfrentar a agitação política, mas estas medidas abriram frequentemente caminho ao autoritarismo. Esta conferência analisa a forma como os estados de excepção transformaram os papéis dos governos e das forças de segurança, mostrando como mecanismos constitucionais concebidos para defender a ordem liberal podiam, afinal, contribuir para a sua erosão e para a ascensão do fascismo.
O projecto STEXEU é financiado pelo European Research Council.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Sexta-feira) 10:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
