julho, 2022

13julTodo o dia15Mulheres nas Artes, nas Letras e nas CiênciasUévora Summer School(Todo o dia) Largo de Dom Miguel de Portugal, 2 — 7000-654 ÉvoraTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Ver mais

Detalhes do Evento

Curso da UÉvora Summer School destinado a introduzir, aprofundar e lançar pistas de investigação a quem pretenda desenvolver estudos sobre mulheres.

 

Mulheres nas Artes, nas Letras e nas Ciências: Sons do silêncio

2ª Edição

 

Embora ainda sem a expressividade observada noutros países, os estudos feministas, sobre mulheres e de género têm atraído um número apreciável de cultores na academia portuguesa, como se observa pelo número de pós-graduações, seminários e palestras instituídos e organizados nos últimos anos, assim como pelos títulos de alguns estudos, mormente na forma de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento. Trabalhos que, no conjunto, nos têm revelado nomes, ações e contributos de quem, sendo mulher, concorreu para a afirmação e desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento e da criatividade artística e literária. Nomes que, por múltiplas razões, permaneceram desconhecidos, ocultados ou simplesmente esquecidos.

Procurando dar voz a algumas destas mulheres, o Curso que agora propomos e que muito gostaríamos de prosseguir em futuras edições da ‘Summer School’ da Universidade de Évora, com outros tópicos e formadores, reunirá, pela primeira vez no panorama universitário português, um conjunto de investigadores que, direta ou indiretamente, tem produzido conhecimento e reflexão sobre esta matéria, a partir das áreas às quais se vêm dedicando.

Destinado a introduzir, nuns casos, a aprofundar, noutros, e a lançar pistas de investigação a quem pretenda desenvolver estudos sobre mulheres, o Curso contará ainda com a colaboração de duas importantes instituições eborenses e nacionais: o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde terá lugar a tarde dedicada às mulheres e as artes, e a Biblioteca Pública de Évora que acolherá a tarde consagrada às mulheres e às letras e onde ocorrerá uma pequena mostra de referências bibliográficas organizada internamente.

O Curso contribuirá, também assim, para o cumprimento de alguns dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ definidos pela ONU, designadamente no que refere aos seus números 4 (‘Educação de Qualidade’) e 5 (‘Igualdade de Género’).

 

Formadores: Ana Cristina Martins (IHC, coordenadora), Pedro Urbano (IHC), Rui de Castilho de Luna, Luís Mendonça de Carvalho (IHC), Francisca Maria Fernandes (IHC), Andrea Mouriño Schick (Universidade de Vigo), Isabel Ventura (CEMRI — Universidade Aberta), Caterina Cucinotta (IHC), Vítor Escudero.

 

 

🔗 MAIS INFORMAÇÃO E INSCRIÇÕES

 

Cartaz do curso "Mulheres nas Artes, nas Letras e nas Ciências" integrado na UÉvora Summer School 2022. 11 a 15 de Julho de 2022. Inscrições até 1 de Junho de 2022.

 

Tempo

julho 13 (Quarta-feira) - 15 (Sexta-feira)

Localização

Universidade de Évora, Palácio Vimioso

Largo de Dom Miguel de Portugal, 2 — 7000-654 Évora

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora

X