Luís Mendonça de Carvalho

Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
lmmc@ipbeja.pt
Museu Botânico
Biografia
Biólogo (UTAD), Mestre em Bioquímica Vegetal (Universidade de Lisboa), Doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas (Universidade de Coimbra); Director-fundador do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, Visiting Scholar na Universidade de Harvard.
Áreas de Investigação
- Etnobotânica
- Botânica económica
- Museologia
- História das ciências
Publicações destacadas
- Mendonça de Carvalho, Luís, Francisca Maria Fernandes, Maria De Fátima Nunes, João Brigola, Nathalie Casbas & Clive Groves. “History and Cultivation of Parma Violets (Viola, Violaceae) in the United Kingdom and France in the Nineteenth Century,” Harvard Papers in Botany 18 (2013): 137-145. [link]
- Mendonça de Carvalho, Luís, Francisca Maria Fernandes, Maria De Fátima Nunes & João Brigola. “Whitby Jet Jewels in the Victorian Age,” Harvard Papers in Botany 18 (2013): 133-136. [link]
- Mendonça de Carvalho, Luís, Francisca Maria Fernandes, Maria De Fátima Nunes & Christopher Mills. “The Queen and the Flower Power — the Symbolic use of Plants in the Court of St. James’s, United Kingdom,” Harvard Papers in Botany 17 (2012): 317-322. [link]
- Mendonça de Carvalho, Luís, Francisca Maria Fernandes & Hugh Bowden. “Oracle Trees in the Ancient Hellenic World,” Harvard Papers in Botany 16 (2011): 425-427. [link]
Projectos principais
- Coordenador do projecto “Os Vitorianos e a Reinvenção do Mundo – Uma Perspectiva Botânica” — Acolhido pela Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HIS-HCT/111048/2009).
Pesquisa
Agenda
março, 2021
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de
Ver mais
Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de Rui Tavares.
Portugal, uma Retrospectiva #20: 1290, O Nascimento da Universidade de Lisboa-Coimbra
Vigésima aula do curso, dedicada ao ano de 1290, que será conduzida por Giulia Rossi Vairo e Mário Farelo (IEM — NOVA FCSH).
Na segunda das nossas polifonias medievais, um colectivo de historiadores dedica-se a um ano de consolidação na história da Primeira Dinastia: Mário Farelo traçou-nos um quadro da vida na cidade de Lisboa, em particular na sua relação com a Universidade que viria a ser de Lisboa, primeiro, e de Coimbra, depois; Joana Ramôa Melo apresentou-nos à invulgar figura política da rainha Dona Beatriz; e finalmente, Giulia Rossi Vairo estudou a posteridade de Dom Dinis e da “Rainha Santa” Dona Isabel a partir da tentativa de estabelecimento de um Panteão Real em Odivelas.
Sobre o curso:
O curso é constituído por 25 aulas, de periodicidade semanal e via a plataforma Zoom, que têm como base cada um dos volumes da colecção homónima (Portugal, uma Retrospectiva) publicada pelo Público e a Tinta da China em 2019.
As aulas serão leccionadas pelos respectivos autores, nacionais e estrangeiros, incluindo diversos investigadores/as do IHC.
Cada aula online terá a seguinte estrutura:
– uma breve apresentação dos autores/as e de cada volume, por Rui Tavares;
– uma palestra sobre cada um dos anos-tema, pelos autores/as do volume;
– um período de debate, a partir de perguntas dos participantes, que terão lido os volumes previamente.
As histórias de Portugal têm sido todas contadas da mesma maneira: de trás para a frente, a partir de uma ideia de nacionalidade que se supõe mais ou menos fixa desde o século XII, e com o esforço e a imaginação do historiador completando as lacunas. Portugal: Uma Retrospectiva vira estes pressupostos às avessas. Em vez de tentar encontrar um início para a história, começamos a partir de onde estamos — no presente — e vamos procurar o que sabemos e ignoramos de nós num passado cada vez mais distante. Em cada sessão deste curso dedicamo-nos a um ano da história que hoje é de Portugal, encontrando a cada passo uma maneira diferente de olhar para essa história, os seus problemas diferentes e gentes diferentes. Em cada momento da história tentaremos refazer as nossas perguntas e as nossas respostas, a partir de fontes que conhecemos e do muito que sempre ignoramos.
Este curso destina-se a todos/as os interessados em História de Portugal, que procurem uma nova abordagem para adquirir conhecimento sobre o presente e o passado de Portugal seguindo uma ordem inversa dos acontecimentos.
Colaboram também o IFILNOVA e Departamento de História da Universidade de São Paulo.
O IHC emitirá um certificado de participação no final do curso.
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Público e Tinta da China
Notícias
IHC integra novo Laboratório Associado IN2PAST
Fev 25, 2021
Foi aprovada a criação do criação do IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.
Isabel Baltazar homenageada pela cidade de Tomar
Fev 22, 2021
Isabel Baltazar vai ser homenageada pela cidade de Tomar com a atribuição da Medalha de Honra do Município.
The Programming Historian disponível em português
Fev 1, 2021
Por iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, foi lançada a versão em língua portuguesa do The Programming Historian.
CONTACTOS
HORÁRIO


