Esmat Elhalaby em Lisboa
Nov 30, 2022 | Notícias

O historiador Esmat Elhalaby, vencedor da primeira edição do Prémio Amílcar Cabral, vai estar em Lisboa na próxima semana, participando numa série de eventos promovidos pelo IHC e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.
Elhalaby é Professor Auxiliar na University of Toronto, no Canadá, dedicando-se ao estudo da história transnacional do Médio Oriente e Sul da Ásia, com um foco especial na história intelectual da descolonização. Obteve o seu Doutoramento na Rice University (EUA) em 2019.
Em Lisboa, vai apresentar a conferência “Decolonizing the Mind: Intellectual History Between Empire and Area”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (5 de Dezembro às 18h); e participar na conversa “Palestine, India and the Making of Global South” com Manuela Ribeiro Sanches, sobre a sua investigação passada e actual, no Padrão dos Descobrimentos (6 de Dezembro às 17h). Este segundo evento integra-se no encontro “Império, AntiColonialismo e História Contemporânea” (cartaz abaixo).
O Prémio Amílcar Cabral foi lançado em 2021, tendo como objectivo “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”. A edição de 2022 encontra-se a decorrer.
Outras notícias
-
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente" -
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA -
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pedro Cerdeira, Prémio Amílcar Cabral, em Lisboa
Abr 28, 2026
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução”
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”



