Marcial Rodrigues

Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
marcial.rodrigues@iol.pt
Biografia
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; frequência do Curso Superior Livre de Estudos Árabes da Universidade de Évora; professor do ensino secundário de 1977 a 2013, actualmente aposentado; investigador do Instituto de História Contemporânea (CEHFCi-UÉ).
Áreas de Investigação
- Filosofia da ciência
- História da ciência
- Património histórico-cultural
Publicações destacadas
- Fitas, Augusto, Marcial A. E. Rodrigues & Maria de Fátima Nunes. Filosofia e História da Ciência em Portugal no século XX. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2008.
- Valente, Mariana, António Candeias, Augusto Fitas, Fernando Rosado & Marcial Rodrigues. O olho e a mão – a arte de medir: instrumentos de ensino do gabinete de Física do antigo liceu de Évora. Évora: Ciência na Cidade de Évora, 2008.
- Rodrigues, Marcial, “Polémicas Filosófico-Científicas, o Homem de Ciência e o Homem de Letras – entre a Política e a Epistemologia,” in Ciência em Portugal na Primeira Metade do Século XX, coordenado por Augusto Fitas. Évora: Universidade de Évora, 2003.
- David, Celestino Froes & Marcial Rodrigues. Pela Biblioteca Pública de Évora – defesa de uma instituição cultural. Évora: Grupo Pro-Évora, 2001.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Workshop que tem como objectivo examinar criticamente os férteis intercâmbios intelectuais, políticos e culturais que ocorreram no contexto da revolução em/e/entre África e a América Latina. Intercâmbios Intelectuais entre
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop que tem como objectivo examinar criticamente os férteis intercâmbios intelectuais, políticos e culturais que ocorreram no contexto da revolução em/e/entre África e a América Latina.
Intercâmbios Intelectuais entre a África Revolucionária e a América Latina, 1950-1990
Este ano, assinala-se o 50º aniversário da independência de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe do domínio colonial português, após a independência da Guiné-Bissau, dois anos antes. As lutas violentas pela libertação da África Lusófona articularam-se com o projecto mais amplo da revolução africana, da descolonização do continente e da luta alargada pela libertação do Terceiro Mundo. Políticas supra-nacionais foram expressas de variadas formas, através da negritude, do pan-africanismo, do movimento anti-apartheid, da solidariedade afro-asiática, do movimento global dos trabalhadores e do tricontinentalismo.
Este workshop pretende examinar criticamente os férteis intercâmbios intelectuais, políticos e culturais que ocorreram no contexto da revolução em/e/entre África e a América Latina, de 1950 a 1990, um período caracterizado por uma busca consciente, ainda que imperfeita, de uma teoria e prática de libertação adequadas ao projecto de revolução e descolonização no Terceiro Mundo. A nossa abordagem propõe considerar trocas críticas de ideias, temas e conceitos que informaram e sustentaram os projetos de libertação em África, e mais além, articulados com o projeto mais amplo da revolução africana e da luta alargada pela libertação do Terceiro Mundo.
O nosso objectivo é explorar como estas interacções podem matizar a nossa compreensão histórica de intercâmbios revolucionários e moldar conceções atuais de revolução e libertação no continente, bem como no resto do mundo. Pretendemos promover discussões comparativas entre investigadores/as, escritores/as e activistas que trabalham sobre/com uma variedade de períodos históricos e regiões geográficas, com vista a futuras colaborações.
Se quiser assistir online, contacte o Tom Stennett via tomstennett2@gmail.com
>> Descarregar o programa do workshop (PDF) <<
>> Descarregar a chamada para comunicações (PDF) <<
Organização:
Georgia Nasseh (University of Cambridge)
Giulia Dickmans (Freie Universität Berlin)
Raquel Ribeiro (NOVA FCSH)
Tom Stennett (Investigador independente)
Tempo
(Segunda-feira) 9:00 am - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e CHAM - Centro de Humanidades

Detalhes do Evento
O Grupo de Leitura RESONANCE é um encontro mensal da comunidade académica mais ampla do projeto RESONANCE, dedicado à reflexão sobre um texto ou livro importantes. RESONANCE Reading Group
Ver mais
Detalhes do Evento
O Grupo de Leitura RESONANCE é um encontro mensal da comunidade académica mais ampla do projeto RESONANCE, dedicado à reflexão sobre um texto ou livro importantes.
RESONANCE Reading Group
Session #1: There is no Unhappy Revolution, by Marcello Tarì
The RESONANCE Reading Group is a monthly encounter of the wider academic community of the project RESONANCE – a vibrant group of colleagues, friends, and contemporary cultural history aficionados invested in thinking-with one key text or book a month, or indeed, just that one key text or book, that one time on a sunny Monday or a rainy Wednesday. The reading group takes place either in-person (at NOVA University Lisbon) or online, over the lunch hour on a weekday. This is a bring-your-own-lunch event and, when in-person, the coffee and cookies are provided by the RESONANCE project.
The very first session of the RESONANCE Reading Group centres Marcello Tarì’s There is no Unhappy Revolution. This book traces the revolt to insurrection to revolution pipeline, proposing affective landscapes based on emotion, love, and friendship as essential instigators of revolutionary efforts – as if, as Fred Moten suggests, “revolution [was] the only happiness we might pursue.”
Join us on 15 December, 12 PM, at NOVA School of Social Sciences and Humanities (Room B201), for this inaugural event.
Register by sending an email to Hélia Marçal at heliamarcal@fcsh.unl.pt, to receive more details and a PDF copy of the book.
Picture: Passion fruit, axial view, Magnetic Resonance Imaging by Alexandr Khrapichev, University of Oxford, Wellcome Collection, United Kingdom (CC BY)
Tempo
(Segunda-feira) 12:00 pm - 1:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Instituto de História da Arte — NOVA FCSH
Notícias
‘Vínculos com (a) História’ vence um Prémio Património Ibérico
Dez 10, 2025
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria
António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
