Fabio Calè

Biografia
Fabio Calè tem um mestrado em História Contemporânea pela Universidade La Sapienza de Roma, com uma dissertação sobre o fascismo, dentro da linha de investigação da estética política, sob a orientação de Bruno Tobia. Trabalhou durante anos como analista político e curador de eventos culturais, exposições e publicações relacionadas com a memória do Partido Comunista Italiano.
Em 2011, publicou Popolo in festa (Donzelli), um livro + DVD sobre a história da Festa de l’Unità, cruzando a reconstrução histórica baseada em documentos de arquivo com entrevistas abrangentes com militantes, organizadores, artistas, intelectuais e líderes partidários. Em 2012, coordenou uma exposição multimédia que documentava o ataque nazi e as deportações em massa em Quadraro, um subúrbio de Roma, em colaboração com a Fundação Gramsci. Entre 2013 e 2018, trabalhou no Senado italiano como secretário pessoal do presidente da CQIE (Comissão para os Italianos no Estrangeiro).
Desde 2022, trabalha num projecto sobre a cultura política dos comunistas em Itália, Portugal e Espanha, centrando-se principalmente na análise comparativa dos festivais comunistas. Desde 2023, é doutorando com uma bolsa da FCT no IHC, Universidade NOVA de Lisboa.
Áreas de Investigação
- Cultura política
- História comparada
- História oral
- Estudos de migrações
Publicações destacadas
- Costantini, Eleonora, Fabrizio Patriarca & Fabio Calè (Eds.). Vado. Voy a volver o me quedo? Le biografie migratorie degli Emiliano-Romagnoli nella Comunità di Madrid. Milão: FrancoAngeli, 2024. [link] 🔓
- Calè, Fabio, “El submarino rojo. La URSS en el imaginario colectivo español (1982-1985),” in Imaginando la guerra fria desde los margenes. La sociedad española y la OTAN (1975-1986), editado por Giulia Quaggio e Sergio Molina, 23-41. Granada: Comares, 2023. [link]
- Calè, Fabio. Popolo in festa. Sessant’anni di feste dell’Unità. Roma: Donzelli Editore, 2011. [link]
Projectos principais
- “Low Tide. The Soviet Myth in Southern Europe between 1975 and 1991: the Collective Imaginary and Self-representation of Communists in Italy, Spain and Portugal” — Tese no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por Giulia Strippoli e Arturo Zoffmann Rodriguez (IHC — NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.14702.BD). 2023-
Pesquisa
Agenda
novembro , 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Congresso que propõe uma reflexão historiográfica e um debate multidisciplinar e transdisciplinar que enquadre o Hospital de São José nas dinâmicas internacionais do conhecimento médico e científico e nas transformações
Ver mais
Detalhes do Evento
Congresso que propõe uma reflexão historiográfica e um debate multidisciplinar e transdisciplinar que enquadre o Hospital de São José nas dinâmicas internacionais do conhecimento médico e científico e nas transformações da medicina europeia.
250 anos do Hospital de São José:
Ciência, Saúde, Ensino e Inovação
Inaugurado em Abril de 1775, o Hospital Real de São José resultou da transferência do Hospital Real de Todos-os-Santos para o antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo. Ao longo de dois séculos e meio de actividade clínica ininterrupta, esta instituição conheceu diferentes enquadramentos administrativos e designações – inicialmente como Hospital Real de São José e Anexos, constituindo posteriormente os Hospitais Civis de Lisboa, mais tarde Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, reflectindo as sucessivas reformas da assistência pública e da organização hospitalar em Portugal. Actualmente, integra a Unidade Local de Saúde de São José, assegurando a continuidade de uma missão assistencial, científica e formativa iniciada no século XVIII.
No contexto das comemorações do seu 250.º aniversário, o Hospital de São José (HSJ), em parceria com o Instituto de História Contemporânea (IHC) e com o laboratório associado IN2PAST, organiza o congresso 250 anos do Hospital de São José: Ciência, Saúde, Ensino e Inovação, a realizar-se nos dias 5 e 6 de Novembro de 2026, no Salão Nobre do Hospital de São José, em Lisboa.
Com papel ímpar na História da Medicina Portuguesa, o Hospital afirmou-se como uma instituição central na assistência hospitalar portuguesa, em estreita articulação com os grandes centros médicos europeus. Inserido nas redes internacionais de circulação do conhecimento, foi receptor e difusor de inovações científicas – nas práticas clínicas, nas técnicas médicas e cirúrgicas, na organização hospitalar e nas políticas de saúde pública, acompanhando as transformações científicas, políticas e socio-culturais dos séculos XVIII, XIX e XX, tendo desempenhando um papel determinante na modernização da medicina em Portugal.
A sua dimensão formativa esteve intimamente ligada à criação da Real Escola de Cirurgia de Lisboa (1825), à fundação da Escola Médico-Cirúrgica (1836) e, em 1911, com a Primeira República, à criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sua herdeira directa. Ao longo deste percurso, o Hospital destacou-se como espaço de formação e de experimentação, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de diversas especialidades médicas e biomédicas, bem como para a definição do perfil das profissões da área da saúde.
A história institucional do Hospital, nas suas várias configurações administrativas, reflecte amplos processos de internacionalização científica, de circulação do conhecimento e de institucionalização de modelos médicos e hospitalares. A instituição afirmou-se, assim, como um verdadeiro laboratório clínico e pedagógico, acompanhando as transformações do ensino médico e contribuindo para a integração de Portugal nas redes transnacionais da ciência e da medicina modernas.
Oradoras convidadas: Leonor Manaças (ULS São José) e Marta Lourenço (MUHNAC / ULisboa)
Chamada para comunicações
Este congresso propõe uma reflexão historiográfica e um debate multidisciplinar e transdisciplinar que enquadre o Hospital nas dinâmicas internacionais do conhecimento médico e científico e nas transformações da medicina europeia. Incentiva-se, em particular, o estudo dos processos de transferência e adaptação de inovações científicas e técnicas; a recepção de influências externas; o posicionamento institucional e dos seus actores; as práticas médicas; as reformas e regulamentos sanitários; e os modelos hospitalares associados à instituição ao longo do tempo.
Convida-se todos os interessados/as a submeter propostas no âmbito dos seguintes eixos temáticos:
- Circulação e transmissão do conhecimento médico e científico
- Redes transnacionais e intercâmbios científicos e profissionais
- Espaços e actores científicos
- Inovação científica e técnica na prática hospitalar
- Formação, desenvolvimento e consolidação de áreas científicas e especialidades médicas
- O Hospital de São José no contexto internacional
- Articulação entre dinâmicas locais e correntes internacionais da medicina
- Formação e ensino numa perspetiva transnacional
- Museus e Património Histórico Hospitalar
A selecção das propostas será realizada pelos membros da Comissão Científica, sendo orientada pelo objectivo de garantir o máximo de qualidade, relevância e originalidade dos trabalhos.
As propostas de comunicação devem ter até 300 palavras e ser acompanhadas de uma breve nota biográfica do/a/s autor/a/s (máximo de 150 palavras), com indicação da afiliação institucional e contactos.
As propostas devem ser submetidas através do formulário disponível NESTE LINK.
Calendário:
Data limite de submissão: 27 Abril 2026 31 Maio 2026 [nova data]
Notificação de aceitação: 29 Maio 2026 30 Junho 2026
Comissão Organizadora:
Alexandra Marques, IHC – Universidade de Évora / IN2PAST
Ângela Salgueiro, Universidade de Évora / IHC / IN2PAST
Carlos Boavida, ULS São José
Fátima Palmeiro, ULS São José
Quintino Lopes, Universidade de Évora / IHC / IN2PAST
Tempo
5 (Quinta-feira) 10:00 am - 7 (Sábado) 12:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Unidade Local de Saúde de São José
Notícias
A História está na Escola! — Programa escolar do IHC para 2026/2027
Out 12, 2026
O Programa de História na Esfera Pública do IHC retoma o projecto neste ano lectivo
IHC vai acolher 13 novos contratos CEEC da FCT
Out 9, 2026
Seis na categoria de Investigador Júnior e sete na categoria Investigador Auxiliar
IHC apoia exposição sobre a Guerra Civil de Espanha
Set 24, 2026
Exposição será inaugurada a 29 de Setembro na FCSH
