Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025 | Notícias

O projecto PETROSINES — Peripheral Petromodernity. A Global Microhistory of the Sines Area Project (1971-1999), liderado por Ricardo Noronha, foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos lançado no final de 2023.
PETROSINES tem como objectivo principal expandir o conhecimento sobre a ‘petromodernidade’, ou seja, sobre os processos históricos através dos quais a vida humana passou a depender de sistemas sócio-técnicos baseados em petróleo, dando ênfase ao impacto desta substância a nível planetário. O projecto vai adoptar como caso de estudo o caso do Complexo de Sines, um esquema industrial liderado pelo Estado iniciado em 1971 e que visou transformar uma pequena cidade piscatória num actor-chave no regime energético do petróleo.
Ao longo de três anos, e com um financiamento de aproximadamente 250 mil euros, a equipa do projecto vai tentar responder a quatro perguntas-chave: 1) Em que medida os imaginários de modernização associados às ‘culturas do petróleo’ globais inspiraram a decisão de ‘desenvolver’ a zona de Sines? 2) Que tipo de fluxos e agentes transnacionais (humanos e não humanos) foram postos em marcha por essa decisão e que impacto tiveram no território e nos seus habitantes? 3) Que tipos de tecnologia, conhecimento científico e técnico especializados circularam de e para Sines? 4) Que comparações podem ser estabelecidas com pólos de crescimento industrial semelhantes associados ao petróleo?
Além de Ricardo Noronha, a equipa será constituída pelos investigadores/as do IHC Paulo Catrica, Maria do Mar Gago, Raquel Ribeiro, Amedeo Policante, Henrique Oliveira, João Pedro Santos, João Madeira, Anita Buhin e Giulia Strippoli, aos quais se juntaram Davide Scarso (CIUHCT — NOVA FCST) e Franco Tomassoni (CoLABOR).
Foto: © Diana Barbosa
Outras notícias
-
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado