Biografia

Zélia Pereira é Doutorada em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História Social Contemporânea pelo Iscte-IUL, detém ainda uma pós-graduação em Ciências da Documentação e Informação. Tem colaborado e participado em projectos de investigação na área da História, o último dos quais no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entre 2018 e 2022, sobre os aspetos transnacionais da auto-determinação de Timor-Leste. Foi arquivista da Fundação Mário Soares e Maria Barroso e é, actualmente, técnica superior no Gabinete de Biblioteca, Arquivo e Cultura da NOVA FCT.

A sua investigação no domínio da história centra-se nas questões coloniais e pós-coloniais contemporâneas, com especial incidência nos contextos transnacionais do processo de auto-determinação de Timor-Leste, tendo sido uma das galardoadas com o Prémio Aristides de Sousa Mendes pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses. Interessa-se particularmente pelos contornos políticos da questão timorense, e pelo movimento de solidariedade internacional. No domínio da ciência da informação, tem vindo a abordar diversos aspectos da produção e utilização da informação arquivística, em particular a partir de arquivos pessoais.

Áreas de Investigação

• História contemporânea
  • Relações diplomáticas
  • Colonialismo e pós-colonialismo