Biografia

Ana Paula M. P. Figueira é doutorada em Gestão de Empresas (Marketing). Concluiu em 2011 o pós-doutoramento no Centro de Estudos Geográficos (IGOT/Universidade de Lisboa). Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Beja. Integra a lista de peritos de avaliação e acreditação dos cursos superiores em Turismo (politécnico) da A3ES. Foi Pró-Presidente para o Planeamento, Marketing e Comunicação no Instituto Politécnico de Beja (2017-2021).

É vice-titular da Cátedra em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, instituída pela UNESCO, no Instituto Politécnico de Beja, em Janeiro de 2023. Coordena o projecto “Cante de Improviso com Viola Campaniça”, havendo assinado o primeiro opúsculo de divulgação deste instrumento tradicional do Baixo Alentejo, associado à vida e obra do músico Pedro Mestre.

Escreve regularmente artigos de opinião em dois jornais regionais. Tem editado, para além de livros técnicos, vários trabalhos na área da ficção. As suas áreas de interesse centram-se no marketing aplicado ao turismo e ao território, assim como na cultura e património, nomeadamente na relação da tradição (culturas populares) com a modernidade, e na territorialização das políticas públicas culturais em ecossistemas plurais, visando encontrar soluções promotoras de coesão, tanto de proximidade, como de envolvimento e articulação com os agentes envolvidos.

Áreas de Investigação

• Planeamento estratégico, marketing e governança territoriais
  • Marketing do turismo
  • Ambiente, cultura e património
  • Políticas públicas culturais

Publicações destacadas

• Carvalho, Luís et al.. “Fig tree (Ficus carica L.) art in the Azores (Portugal).” Ethnobotany Research and Applications 26 (2023): 1-6. [link] 🔓
  • Carvalho, Luís et al.. “Women and violets in France (1800-1920) – a visual journey.” Ethnobotany Research and Applications 26 (2023): 1-22. [link] 🔓
  • Figueira, Ana Paula. Governança Territorial em Rede. Medição da notoriedade e avaliação do desempenho de uma parceria interorganizacional. Parede: Princípia Editora, 2013.
  • Figueira, Ana Paula. Marketing Territorial. Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores, 2011. [link]

Projectos principais

• Coordenadora do projecto “Cante de Improviso com Viola Campaniça” — Acolhido pelo Instituto Politécnico de Beja e enquadrado pela Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal. [link]

Institute of Contemporary History