Quintino Lopes visita Salvador da Bahia

Jul 9, 2024 | Notícias

No início do mês de Julho, Quintino Lopes esteve em Salvador da Bahia (Brasil), onde visitou o Ministério Público do Estado da Bahia, edifício onde funcionou o antigo Laboratório de Fonética da Universidade Federal da Bahia. Foi recebido pelo promotor de Justiça Alan Cedraz, coordenador do Núcleo de Defesa do Património Histórico, Artístico e Cultural.

O Laboratório de Fonética da Universidade Federal da Bahia, inaugurado no final da década de 1950, foi o primeiro laboratório de Fonética Experimental da América do Sul e fazia parte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Foi desactivado em 1986, tendo o edifício passado a ocupar o Ministério Público em 1994.

Miguel Soares, historiador que também acompanhou a visita destacou que “no ano de 2024 são completados 30 anos que o Ministério Público ocupa essa edificação e aqui temos testemunhas importantes sobre a história desse espaço, que conta um pouco da história da Bahia. É muito importante a gente conhecer um pouco dessa história”.

A visita ao Brasil enquadrou-se nos trabalhos de investigação em desenvolvimento no contexto do projecto PHONLAB — Laboratório de Fonética: Coimbra—Harvard. Repensar centros e periferias científicas no século XX, financiado pela FCT e dirigido por Quintino Lopes.

 

Foto: Alan Cedraz e Quintino Lopes (Crédito: Sérgio Figueiredo)

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X