Esmat Elhalaby em Lisboa
Nov 30, 2022 | Notícias

O historiador Esmat Elhalaby, vencedor da primeira edição do Prémio Amílcar Cabral, vai estar em Lisboa na próxima semana, participando numa série de eventos promovidos pelo IHC e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.
Elhalaby é Professor Auxiliar na University of Toronto, no Canadá, dedicando-se ao estudo da história transnacional do Médio Oriente e Sul da Ásia, com um foco especial na história intelectual da descolonização. Obteve o seu Doutoramento na Rice University (EUA) em 2019.
Em Lisboa, vai apresentar a conferência “Decolonizing the Mind: Intellectual History Between Empire and Area”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (5 de Dezembro às 18h); e participar na conversa “Palestine, India and the Making of Global South” com Manuela Ribeiro Sanches, sobre a sua investigação passada e actual, no Padrão dos Descobrimentos (6 de Dezembro às 17h). Este segundo evento integra-se no encontro “Império, AntiColonialismo e História Contemporânea” (cartaz abaixo).
O Prémio Amílcar Cabral foi lançado em 2021, tendo como objectivo “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”. A edição de 2022 encontra-se a decorrer.
Outras notícias
-
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
Pesquisa
Oportunidades
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
‘Vínculos com (a) História’ vence um Prémio Património Ibérico
Dez 10, 2025
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria
António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
