Sara Albuquerque
Biografia
Sara Albuquerque concluiu o seu doutoramento em História da Ciência na Universidade de Londres em 2013. Actualmente, é investigadora no IHC — Universidade de Évora. Trabalhou anteriormente no Museu de História Natural em Londres e nos Royal Botanic Gardens Kew como investigadora. Recebeu dois prémios, uma homenagem (Honorary Research Associate, Kew) e é fellow da Linnean Society of London.
Actua nas áreas de Ciências Naturais e Humanidades, com particular interesse em: história da ciência, colecções de história natural, museologia, cultura material, botânica, etnobotânica, botânica económica, redes de conhecimento e encontros inter-culturais.
Áreas de Investigação
- História da ciência
- Colecções de história natural
- Cultura material
- Etnobotânica
Publicações destacadas
- Albuquerque, Sara. “Glimpses of British Guiana at the Colonial and Indian Exhibition, 1886,” Culture & History Digital Journal 5 (2016): e010. DOI: http://dx.doi.org/10.3989/chdj.2016.010 [PDF]
- Albuquerque, Sara. ““Flower of Aristolochia gigas var. sturtevantii used as a hat by a native of British Guiana” – a photograph from Everard im Thurn at the Royal Botanic Gardens, Kew,” Archives of Natural History 42 (2015): 355-356. [PDF]
- Albuquerque, Sara. “Watercolours of orchids native to British Guiana at the Royal Botanic Gardens, Kew, attributed to Hannah Cassels im Thurn (1854–1947),” Archives of Natural History 39 (2012): 344-347. [PDF]
- Albuquerque, Sara, R. K. Brummitt & Estrela Figueiredo. “Typification of Names Based on the Angolan Collections of Friedrich Welwitsch,” Taxon 58 (2009): 641-646. [link]
Projectos principais
- Coordenadora do projecto “Redes de conhecimento na África Oitocentista: uma abordagem das Humanidades Digitais dos encontros coloniais e do conhecimento local nas narrativas de expedições portuguesas (1853-1888)” — Acolhido pelo IHC — Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.01599.PTDC).
- Projecto individual de pós-Doutoramento “Botanical Exchanges and Networks of Knowledge: Friedrich Welwitsch’s African Expedition – Iter Angolense (1853 – 1860)” — Supervisionado por Maria de Fátima Nunes e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. (SFRH/BPD/108236/2015) [link]
- “Cross-Cultural Histories of Tropical Botany in Latin America” — Dissertação de Doutoramento orientada por Luciana Martins (Birkbeck, University of London) e Christopher Mills (Royal Botanic Gardens, Kew). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/112418/2015) e pelo Arts and Humanities Research Council (Reino Unido). [link]
- Investigadora no projecto de campo “Living objects, beyond Museum walls – Field trip do Guyana, South America” — Coordenado por Luciana Martins (Birkbeck, University of London) e financiado pelo pelo Arts and Humanities Research Council (Reino Unido). 2016-2019 [CDA 08/329]
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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