Samira Miranda

Cultura — Poder, Mediações e Artes
Contacto:
a2023104545@campus.fcsh.unl.pt
Biografia
Mestre em Antropologia, com especialização em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas e licenciada em História pela Universidade de Cabo Verde. Entre 2018 e 2023, lecionou as disciplinas de História e da Cultura Cabo-Verdiana nas Escolas Secundárias em Cabo Verde. No ano lectivo 2021/2022 foi docente no Departamento de História e Geografia da Universidade de Cabo Verde, tendo ministrado as unidades curriculares Pré-História e Introdução à História da África Negra. É doutoranda em História – especialidade História Contemporânea – na Universidade NOVA de Lisboa.
Tem organizado e participado em eventos, nomeadamente conferências, projectos de pesquisa e encontros académicos. A título de exemplo, sublinha a organização e a participação no Colóquio Internacional Lugares e Práticas Historiográficas, Educação, Património e Cultura Impressa; a apresentação oral de trabalho na 1st Internacional Conference On Textbooks: National and Global Historical Perspectives; e a organização da oficina: O livro didático de História: Brasil, Cabo Verde e Portugal, tendo como instituição organizadora a Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Fez parte da Comissão Científica da Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa, onde participou do Colóquio organizado pela Rede em Fevereiro de 2023 em Portugal. Participou também em projectos de escavações arqueológicas no Brasil, Portugal e Cabo Verde.
Áreas de Investigação
- Legados coloniais
- Memórias da escravidão
- Materialidades
Publicações destacadas
- Miranda, Sandra Samira Tavares. “Arqueologia da Cidade Velha, Cabo Verde : da escravidão às múltiplas vozes na contemporaneidade.” Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pelotas, 2016. [link] 🔓
Projectos principais
- “História, Narrativas Contemporâneas e Construção da Memória Pública da Escravatura em Cabo Verde” — Tese no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por Victor Barros (IHC — NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2024.12897.PALOP). 2024-
- Investigadora no projecto “A Conservação In Situ de Materiais Arqueológicos” — Coordenado por Jaime Mujica Sallés (LÂMINA — Universidade Federal de Pelotas).
- Investigadora no projecto “Fórum da cidade romana Pax Julia e a sua dinâmica na longa duração” — Coordenado por Maria da Conceição Lopes (CEAACP — Universidade de Coimbra).
- Investigadora no projecto “Plano Nacional de reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos” — Coordenado pelo Instituto do Património Cultural e financiado pelo Governo de Cabo Verde.
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades