Samira Miranda

Doutorandos/as, Mestre

Cultura — Poder, Mediações e Artes

Contacto:
a2023104545@campus.fcsh.unl.pt

Biografia

Mestre em Antropologia, com especialização em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas e licenciada em História pela Universidade de Cabo Verde. Entre 2018 e 2023, lecionou as disciplinas de História e da Cultura Cabo-Verdiana nas Escolas Secundárias em Cabo Verde. No ano lectivo 2021/2022 foi docente no Departamento de História e Geografia da Universidade de Cabo Verde, tendo ministrado as unidades curriculares Pré-História e Introdução à História da África Negra. É doutoranda em História – especialidade História Contemporânea – na Universidade NOVA de Lisboa.

Tem organizado e participado em eventos, nomeadamente conferências, projectos de pesquisa e encontros académicos. A título de exemplo, sublinha a organização e a participação no Colóquio Internacional Lugares e Práticas Historiográficas, Educação, Património e Cultura Impressa; a apresentação oral de trabalho na 1st Internacional Conference On Textbooks: National and Global Historical Perspectives; e a organização da oficina: O livro didático de História: Brasil, Cabo Verde e Portugal, tendo como instituição organizadora a Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Fez parte da Comissão Científica da Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa, onde participou do Colóquio organizado pela Rede em Fevereiro de 2023 em Portugal. Participou também em projectos de escavações arqueológicas no Brasil, Portugal e Cabo Verde.

Áreas de Investigação

  • Legados coloniais
  • Memórias da escravidão
  • Materialidades

Publicações destacadas

  • Miranda, Sandra Samira Tavares. “Arqueologia da Cidade Velha, Cabo Verde : da escravidão às múltiplas vozes na contemporaneidade.” Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pelotas, 2016. [link] 🔓

Projectos principais

  • História, Narrativas Contemporâneas e Construção da Memória Pública da Escravatura em Cabo Verde” — Tese no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por Victor Barros (IHC — NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2024.12897.PALOP). 2024-
  • Investigadora no projecto “A Conservação In Situ de Materiais Arqueológicos” — Coordenado por Jaime Mujica Sallés (LÂMINA — Universidade Federal de Pelotas).
  • Investigadora no projecto “Fórum da cidade romana Pax Julia e a sua dinâmica na longa duração” — Coordenado por Maria da Conceição Lopes (CEAACP — Universidade de Coimbra).
  • Investigadora no projecto “Plano Nacional de reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos” — Coordenado pelo Instituto do Património Cultural e financiado pelo Governo de Cabo Verde.

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X