The Programming Historian disponível em português

Fev 1, 2021 | Notícias

Por iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, foi lançada a versão em língua portuguesa do The Programming Historian, uma plataforma online, com revisão por pares, sobre métodos digitais para a História e as Humanidades. O anúncio foi feito a 29 de Janeiro por Daniel Alves, coordenador do Laboratório, e Jennifer Isasi, membro do conselho editorial da publicação.

O The Programming Historian foi criado em 2008, em língua inglesa, e dispunha já de uma versão em francês e castelhano. Agora, com o impulso do IHC, e a colaboração da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Instituto Superior Técnico e da Universidade Federal de São Paulo, está também disponível em português.

A primeira lição publicada — Preservar os seus dados de investigação — foi traduzida por Márcia Cavalcanti (IBICT) e editada por Joana Paulino (IHC — NOVA FCSH), mas Daniel Alves anuncia que “brevemente serão disponibilizadas mais” e que estão “também disponíveis para receber as vossas colaborações com traduções ou lições originais”.

No comunicado pode ler-se que o “objectivo é poder contribuir para expandir as competências digitais da comunidade de historiadores e humanistas em geral que falam português. Nesse sentido, vamos oferecer tutoriais de métodos digitais variados que poderão ser úteis para o ensino, investigação e publicação.” Realça também que a versão portuguesa “nasceu no 25º aniversário do mais antigo arquivo de uma página web em Português”, a Homepage de Portugal (preservada na plataforma Arquivo.pt).

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X