Pedro Antunes

Biografia
Pedro Antunes é investigador do Instituto de História Contemporânea, onde desenvolve trabalho nas áreas da antropologia das migrações e dos estudos críticos do património, com interesse em processos de diasporismo, cultura material e histórias de sistemas costumeiros e patrimónios comuns. Doutorado em Antropologia pelo Iscte-IUL (2021), foi Professor Auxiliar Convidado na Universidade NOVA de Lisboa entre 2021 e 2025. É co-coordenador da Escola Doutoral do IN2PAST e do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do mesmo laboratório.
A sua investigação actual explora a revitalização digital da cultura judeo-muçulmana magrebina em contextos diaspóricos, no âmbito do projeto “eSefarad: modalidades e práticas de patrimonialização digital do legado cultural sefardita em contextos mediterrânicos” (CRIA, FCT, 2022–2025). Tem estudado as trajectórias de artefactos das coleções do Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée e do Musée d’Art et d’Histoire du Judaïsme, articulando-as com práticas digitais emergentes em comunidades de fala de djudezmo e haquetía. Este trabalho foi desenvolvido como investigador visitante no Institut d’ethnologie méditerranéenne, européenne et comparative (2023). Em paralelo, mantém uma linha de investigação sobre sistemas costumeiros e micro-histórias de solidariedade, na continuidade da sua tese Depois da Morte. O Restauro Imaterial da Encomendação das Almas (2021). Em comum, estas linhas interrogam modos de reconfiguração crítica das culturas populares em contextos pós-coloniais, entre memória, resistência e futuridade partilhada.
Áreas de Investigação
- Antropologia das migrações e diasporismo
- Estudos críticos do património e cultura material
- Práticas digitais de revitalização linguística
- Sistemas costumeiros e culturas populares
Publicações destacadas
- Antunes, Pedro, “Modos de figuração patrimoniais: práticas de animismo popular no ciclo da Páscoa em Idanha-a-Nova,” in Patrimônios culturais em lugares de língua portuguesa, organizado por Yussef Campos e Paulo Peixoto, 211-237. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. [link] 🔓
- Antunes, Pedro. “‘Arte-etnografia’, um Campo Experimental: Recensão crítica de uma epistemologia para as ‘visões expandidas’ de Arnd Schneider,” Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 9 (2022): 319-327. [link] 🔓
- Antunes, Pedro. “ Voicing Souls. Embodying Uncertainty in a Portuguese Borderland Village,” Ethnologia Europaea 50 (2020): 73-88. [link] 🔓
- Antunes, Pedro, “The “Commendation of Souls”: Body and the Senses,” in Expressions of Religion: Ethnography, Performance and the Senses, editado por Eugenia Roussou, Clara Saraiva e István Povedák, 59-88. Münster: LIT Verlag, 2019. [link]
Projectos principais
- Coordenador do projecto “eSefarad: modalidades e práticas de patrimonialização digital do legado cultural sefardita em contextos mediterrânicos” — Acolhido e financiado pelo CRIA, com fundos da Fundação para a Ciência Tecnologia. 2022-2025 [link]
- “Depois da morte: o restauro imaterial da encomendação das almas” — Projecto individual de doutoramento, orientado por João Leal (CRIA — NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/113912/2015).
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
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Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
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Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
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Quinta sessão:
Alice Semedo (CITCEM — FLUP)
Andrea Gaspar (Agrupamento de Escolas da Figueira da Foz)
Aristóteles Kandimba (Escritor e Produtor Cultural)
Teresa Teves Reis (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Ricardo Roque (ICS — Universidade de Lisboa)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
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