Paula Albuquerque

Cultura — Poder, Mediações e Artes
Contacto:
paalbuquerque@fcsh.unl.pt
Biografia
Paula Albuquerque é uma investigadora artística que vive entre Lisboa e Amesterdão e trabalha na área de found footage e da vigilância, incluindo a realização de filmes e instalações com filmes de arquivo e imagens produzidas por VANT armados, CCTV e tecnologias Deepfake. Albuquerque combina as suas próprias filmagens com imagens dos meios de comunicação social, numa investigação artística transmedia que envolve arqueologia dos meios de comunicação, análise cultural, teoria do cinema e dos meios de comunicação, semiótica, vigilância, inteligência artificial e estudos sobre drones. As obras de arte resultantes, baseadas em filmes, examinam as ligações entre a «hauntologia», a inteligência artificial e os preconceitos raciais e de género pré-existentes em materiais de arquivo de proto-vigilância e tecnologias de guerra. O seu trabalho com arquivos cinematográficos é informado por práticas interseccionais descolonizadoras e anarquivísticas, com foco nas tecnologias visuais analógicas e digitais, vigilância e desconstrução da «alteridade», modos estereotipados de produção de imagens.
Áreas de Investigação
- Filosofia do cinema
- Estudos de comunicação social
- Estudos de vigilância
- Estudos decoloniais
Publicações destacadas
- Albuquerque, Paula, “Glitching Colonial Film Archives Digital File Manipulation and Ecological Analogue Processing as Decolonial Anarchival Strategies,” in Slow Technology Reader. A Tool for Shaping Divergent Futures, editado por Carolyn F. Strauss. Amesterdão: Valiz, in press. [link]
- Albuquerque, Paula, “Fainting at Work: Anarchiving Gendered Stereotypes in Silent Cinema at EYE Film Museum,” in Performative Representation of Working-Class Laborers. They Work Hard for the Money, editado por Jennifer Vanderpool e Colin Gardner, 39-56. Cham: Palgrave Macmillan, 2024. [link]
- Albuquerque, Paula. The Webcam as an Emerging Cinematic Medium. Amesterdão: Amsterdam University Press, 2018. [link]
Projectos principais
- Projecto individual “Proto-Surveillance, Subjectification and (Bio)Politics of Dispossession in Film Archives – An Anarchival and Decolonial Comparative Analysis Between the Colonial Film Collections of Eye Film Museum in Amsterdam and the Portuguese Cinematheque in Lisbon” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023.07214.CEECIND). 2024-2030
- Realizadora e investigadora artística na exposição “(Upcoming) Eye(s) Open – new perspectives on film heritage from colonial times” — EYE Filmmuseum, com financiamento do Mondriaan Fund. 2025
- Investigadora artística na exposição “Colonised Landscapes and Spectral Deterritorialised Flora” — Zone2Source, Platform for Art and Ecology, com financiamento do Mondriaan Fund, do Dutch Creative Industries Fund e do Amsterdam Fund for the Arts. 2024 [link]
- Investigadora artística na exposição “Embodiments of dissent (on proto-surveillance, the gesture and vitality)” — Bradwolff Projects, com financiamento do Mondriaan Fund, do Dutch Creative Industries Fund e do Amsterdam Fund for the Arts. 2023 [link]
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Seminário de apresentação do projecto de doutoramento de Roque Sanfiz Arias, investigador visitante no IHC, sobre os vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX. Da inovação
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Detalhes do Evento
Seminário de apresentação do projecto de doutoramento de Roque Sanfiz Arias, investigador visitante no IHC, sobre os vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX.
Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária:
O caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?
Roque Sanfiz Arias (HISTAGRA / CISPAC — USC)
Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador visitante no IHC.
A adopção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adoptadas ou rejeitadas pelos agricultores. O objectivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A Guerra Civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores. Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objectivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.
Organização: IHC e CICS.NOVA
Tempo
(Terça-feira) 12:00 pm - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea e CICS.NOVA — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Notícias
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