Nova campanha arqueológica na Galiza
Out 27, 2021 | Notícias

Iniciou-se a 18 de Outubro uma nova campanha de exploração do sítio arqueológico de O Preguntoiro, localizado no concelho galego de Pantón, co-dirigida por Xurxo Ayán Vila e Sonia García Rodríguez.
O objectivo desta escavação é aprofundar o conhecimento sobre as origens da paisagem cultural da Ribeira Sacra e, mais concretamente, averiguar a tradição oral que alega haver naquele lugar uma antiga ermida em honra de San Xoán Degolado — uma possível origem para o Mosteiro de San Vicenzo de Pombeiro.
De facto, em poucos dias, os investigadores já descobriram os restos de uma construção — que se presume ser a dita capela ou ermida de San Xoán Degolado —, bem como sarcófagos escavados na rocha, uma inscrição num bloco de granito e diversos restos de cerâmica. Estes indícios parecem estar associados ao antigo mosteiro.
A equipa começou por fazer a limpeza da vegetação da área para poder, depois, fazer a prospecção intensiva, registo e interpretação das inscrições rupestres e fotogrametria digital dos vestígios encontrados. Desta forma, para além da investigação, foi proporcionado o acesso ao público para visitas ao sítio.
Com a duração de três semanas, este projecto foi financiado pela Consellería de Cultura, Educación e Universidade da Xunta de Galicia e pelo Concello de Pantón.
Imagem: sítio arqueológico de O Preguntoiro
Outras notícias
-
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos"
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
Novos órgãos sociais do IN2PAST
Fev 13, 2026
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número