José Luiz Assis

Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
joselassis@gmail.com
Biografia
Mestre em Estudos Históricos Europeus e Doutor em História pela Universidade de Évora. É Investigador integrado da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto de História Contemporânea da NOVA – Grupo Ciência – CEHFCi da UE. É membro da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa e Auditor de Defesa Nacional, com o Estudo “Estratégia e Conhecimento na Equação da (NATO)”.
Actualmente, no âmbito da Estratégia e Ciência NATO, estuda o NATO – Science for Peace and Security Programme.
Entre os diversos estudos publicados consideramos: Ciência & Técnica na Revista Militar (1849-1910) (2005); Exposições, Congressos e Troca de Conhecimentos tecnico-científicos entre o Positivismo e o Republicanismo na Imprensa Militar. In 100 Anos do Regime Republicano – políticas, rupturas e continuidades (2011); A Engenharia Militar e a Sociedade Portuguesa (1850-1918): o contributo da Geodesia para o ordenamento do território e no progresso das infra-estruturas da nação (2012); Periódicos Militares Políticos de Propaganda e Agitação. Apontamentos para o estudo do seu contributo para a implantação e defesa da República (2012); The Portuguese Armament, Innovation, Modernity, and Technological Warfare in the Greet World War. In 1914-1918 International Encyclopedy of the Firts World War. Berlim: Freie Universität Berlin (2015); Militares Ciência & Técnica: Circulação e Trocas Internacionais 1850-1918 (2016).
Áreas de Investigação
- História da ciência e da tecnologia
- História da imprensa científica
- História da imprensa europeia e ciência da comunicação
- História e estratégia militares
Publicações destacadas
- Assis, José Luiz. Ciência & Técnica na Revista Militar (1849-1910). Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2005
- Assis, José Luiz. Militares Ciência & Técnica: Circulação e Trocas Internacionais 1850-1918. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016.
Projectos principais
- Colaborador no projecto editorial “História Militar Concisa da Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial” — Coordenado pelo Ministério da Defesa Nacional – Comissão Portuguesa de História Militar.
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa actualizado (PDF) <<
Sexta sessão:
Aida Gomes (escritora e investigadora)
António Candeias (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Nélia Dias (CRIA ISCTE / IN2PAST)
Nuno Silas (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Sónia Vespeira de Almeida (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Notícias
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
