IHC inaugura exposição na Assembleia da República
Fev 3, 2023 | Notícias

Depois de passar pelo Centro Cultural de Belém, Loulé e Vila Nova de Famalicão, a exposição “Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich” chega, enriquecida, à Assembleia da República, onde estará patente até 24 de Fevereiro.
A inauguração aconteceu no final do dia 2 de Fevereiro, no andar nobre do Palácio de São Bento, presidida por Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, com a participação de Cláudia Ninhos e Fernando Rosas, coordenador do projecto de investigação.
Originalmente criada pelo IHC para o Centro Cultural de Belém, em 2017, retrata a história dos portugueses sujeitos ao trabalho forçado e escravo durante o regime nazi e foi enriquecida com nova informação, recolhida nos anos posteriores, nomeadamente com trabalhos de investigação e recolha de novos objectos focados nos concelhos de Loulé e Vila Nova de Famalicão. Em Novembro deste mesmo ano, está previsto levar a exposição até Vila Franca de Xira, onde será exibida no Museu do Neo-Realismo.
Tal como no ano passado, também em 2023 está em preparação, numa iniciativa conjunta do IHC e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a deslocação da delegação portuguesa a Mauthausen, desta feita com a participação de alunos de uma escola do concelho de Sintra.
NOTA:
As visitas decorrem mediante marcação prévia para o número 213 910 843 ou email dmc.correio@ar.parlamento.pt.
Outras notícias
-
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS -
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades -
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015 -
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas -
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal -
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.

