Portugueses sujeitos a trabalho forçado na Alemanha nazi evocados em exposição, colóquio e doação à Biblioteca Nacional
Nov 16, 2017 | Notícias
O projecto internacional “Trabalhadores forçados portugueses no Terceiro Reich” está na sua fase de conclusão, assinalada com uma grande exposição no Centro Cultural de Belém, um colóquio no Goethe-Institut de Lisboa e a doação de uma obra inédita à Biblioteca Nacional de Portugal.
A exposição Os Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich traz pela primeira vez a público o debate científico sobre as centenas de trabalhadores forçados portugueses apanhados nas malhas do regime alemão. Em declarações à Agência Lusa, Cláudia Ninhos, membro da equipa, destacou que “O mais interessante da exposição são as pessoas. São as imagens das pessoas porque são vítimas esquecidas”.
Na exposição estarão patentes fotografias, objectos pessoais e documentação, sobretudo do International Tracing Service da Alemanha, que mostram os percursos individuais dos portugueses. É inaugurada no dia 17 de Novembro, às 18h00, no Centro de Congressos e Reuniões do Centro Cultural de Belém, e estará patente até 22 de Janeiro de 2018.
No dia seguinte, sábado, no Auditório do Goethe-Institut de Lisboa, realiza-se o colóquio Trabalho forçado na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, onde estarão presentes alguns dos principais especialistas mundiais em trabalho forçado, dos quais se destaca Ulrich Herbert, da Universidade de Friburgo.
O dia terminará com a performance “O Ódio é uma falta de imaginação. Uma colagem literária – um testemunho encorajador”, concebida por Michael Lahr e que conta com a participação de Jolana Blau, sobrevivente do campo de concentração de Theresienstadt.
Fruto do trabalho de investigação do projecto, foi identificada a obra A morte Lenta: memórias dum sobrevivente de Buchenwald, da autoria de Émile Henry, o primeiro e único livro publicado originalmente em português, na primeira pessoa, sobre uma história de vida nos campos de concentração do III Reich. Este livro foi agora oferecido à Biblioteca Nacional de Portugal pela filha do autor, Christine Henry, e está em destaque na instituição.
Este projecto iniciou-se há cerca de três anos, com coordenação de Fernando Rosas, e termina, assim, com uma acção de resgate da memória e de responsabilidade social e um repositório nacional de trabalhadores nacionais sujeitos ao trabalho forçado no regime nazi. Já em Maio, o IHC-NOVA FCSH e o Ministério dos Negócios Estrangeiros tinham homenageado, em Mauthausen, as vítimas portuguesas do terror nazi.
Fazem parte da equipa do projecto Ansgar Schaefer, Cláudia Ninhos, António Carvalho, Cristina Clímaco e António Muñoz. O mesmo foi financiada pela fundação alemã EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft (Memória, Responsabilidade, Futuro) – especializada no financiamento de projectos de investigação sobre o trabalho forçado na Alemanha -, pelo Goethe-Institut de Lisboa e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA.
Notícia – Diário de Notícias
Notícia – Biblioteca Nacional de Portugal
Outras Notícias
-
Foram atribuídos oito novos contratos de investigação ao IHC.
-
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
-
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Workshop onde os participantes vão discutir o pensamento de intelectuais marginais sobre o Brasil e interpretações esquecidas ou apagadas da história. Visões Não-Canónicas do Brasil Joint Workshop –
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop onde os participantes vão discutir o pensamento de intelectuais marginais sobre o Brasil e interpretações esquecidas ou apagadas da história.
Visões Não-Canónicas do Brasil
Joint Workshop – Interpretações do Brasil
O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí e o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa se reúnem para promover a segunda edição do Joint Workshop – Interpretações do Brasil – uma iniciativa que pretende debater a história da produção do conhecimento do e sobre o Brasil a partir de múltiplas perspectivas.
Nesta nova edição, participantes de diversas instituições brasileiras e portuguesas discutem o tema “Visões Não-Canónicas do Brasil“, destacando o pensamento de intelectuais “marginais” sobre o país e interpretações esquecidas ou apagadas da história. Como uma ideia ou teoria é superada e deixa de ter importância no pensamento social? Como intelectuais, periódicos ou instituições periféricas se relacionam com as instâncias dominantes de produção do conhecimento? Como circulam as interpretações produzidas nas margens do sistema universitário ou do campo cultural? Que nuances as trajectórias de intelectuais periféricos trazem para a história do pensamento social brasileiro?
Essas e outras questões serão abordadas neste workshop, a ser realizado nos dias 6 e 7 de Dezembro, online, via Zoom.
Programa:
6 de Dezembro, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa) >> 🔗 Acesso Zoom às sessões do dia
Mesa 1: Projetos Políticos e Intelectualidade
Alexandro Dantas Trindade (DECISO UFPR)
Arilda Arboleya (DCS UFPI)
Cássia Silveira (DEHIS UFRGS)
6 de Dezembro, às 15h (Brasília) e 18h (Lisboa)
Mesa 2: Pensamento Social e Raça
Marcus Vinicius de Freitas Rosa (DEHIS UFRGS)
Sarah Calvi Amaral Silva (FACED UFRGS)
Valéria Floriano-Machado (DTFE UFPR)
7 de Dezembro, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa) >> 🔗 Acesso Zoom às sessões do dia
Mesa 3: O Cânone Contemporâneo
Eide Sandra Azevedo Abreu (DCS UEM)
Hilton Costa (DCS UEM)
Meire Mathias (DCS UEM)
7 de Dezembro, às 15h (Brasília) e 18h (Lisboa)
Mesa 4: Intelectuais e Estado Novo
Erivan Cassiano Karvat (DEHIS UEPG)
Frederico Ágoas (CICS.NOVA FCSH)
Rui Pedro Jacinto (IHC — NOVA FCSH)
Tempo
6 (Quarta-feira) 2:00 pm - 7 (Quinta-feira) 8:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade NOVA de Lisboa, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Federal do Piauí
Notícias
CEEC: IHC recebe oito novos contratos da FCT
Dez 5, 2023
Foram atribuídos oito novos contratos de investigação ao IHC.
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
CONTACTOS
HORÁRIO


