Fernando Ampudia de Haro — In Memoriam
Dez 3, 2022 | Notícias

O IHC noticia o falecimento do sociólogo Fernando Ampudia de Haro. À família e amigos mais próximos, queremos enviar uma mensagem de carinho e força nesta hora tão difícil. O desaparecimento do Fernando, por mais que não seja totalmente inesperado, deixa-nos tristes e revoltados. Guardaremos com afecto a memória do seu trato amigo. O Fernando nasceu em 1975, tinha muita vida pela frente e foi um colega exemplar. O raio de interesses do Fernando Ampudia de Haro era vastíssimo. As suas investigações resultaram em trabalhos acutilantes e sensíveis. E desbravaram temas praticamente inexplorados pelas Ciências Sociais. A Sociologia e a História, mas também a Economia, perdem um investigador singular.
O livro que, em 2020, publicou na Imprensa de História Contemporânea é a este respeito muito sugestivo. Intitulou-o “O processo civilizacional da tourada. Guerreiros, cortesãos, profissionais …e bárbaros?“. Superando os limites epocais que a periodização historiográfica tantas vezes impõe, o Fernando encontrou na tourada um tema que lhe permitiu renovar o seu olhar sociológico e historiográfico, devedor dos contributos de, entre outros, Norbert Elias. Em contra-partida, a investigação desenvolvida pelo Fernando oferece-nos um grande conhecimento histórico e muitas questões para reflexão cívica em torno do tema. Li-a, de fio a pavio, no dia em que ele me enviou o manuscrito. Podem ler o livro aqui.
A tese de doutoramento do Fernando, essa, foi realizada em Madrid, na Universidade Complutense. Foi premiada e esteve na origem do livro “Las bridas de la conducta: una aproximación al proceso civilizatorio español” (Madrid, Centro de Investigaciones Sociológicas / Siglo XXI Editores, 2007). Entre 2006 e 2012, o Fernando foi investigador de pós-doutoramento no IHC, onde desenvolveu o projeto “O homem civilizado em Espanha e Portugal: Modelos de comportamento e afectividade nas ditaduras de Franco e Salazar”. O seu principal interlocutor no IHC foi o nosso colega António Reis, por quem o Fernando tinha respeito e admiração.
O último artigo publicado do Fernando Ampudia de Haro data deste ano. Versa em torno dos repertórios culturais sobre o amor. Nos últimos anos, à investigação de temas e objectos queridos à tradição eliasiana, o Fernando juntou um grande interesse pelo estudo do neoliberalismo. Escreveu, com Sofia Gaspar, sobre as políticas fiscais para não-residentes (Fernando Ampudia de Haro & Sofia Gaspar, “Racionalidade política neoliberal e regime fiscal: o caso dos Residentes Não Habituais em Portugal“. Revista Crítica de Ciências Sociais 125 (2021): 5-28). Levou ao estudo da crítica do regime académico de publicação vigente (por exemplo, Fernando Ampudia de Haro. “O impacto de (não) ter impacto: para uma sociologia críticas das publicações científicas“. Revista Crítica de Ciências Sociais 113 (2017): 83-106). Co-editou, com José Nuno Matos, “Os sujeitos do neoliberalismo” (Lisboa, Tigre de Papel / Outro Modo, 2021).
Algumas das fontes e assuntos que perseguiu permearam as suas investigações sobre o período das ditaduras ibéricas e sobre o mundo liberal de hoje. Foi o caso da literatura de auto-ajuda. A actividade de investigação e de publicação do Fernando fez-se a par com o ensino e a aprendizagem. Foi professor em Salamanca e no ISCSP, mas foi na Universidade Europeia que exerceu funções de Professor Auxiliar ao longo da última década. De caminho, encontrou tempo e vontade para realizar, no Iscte-IUL, uma dissertação intitulada “A Economia Social no contexto das políticas de austeridade”, no âmbito do mestrado em Economia Social e Solidária. Nesta instituição, foi investigador do CIES entre 2008 e 2020. Voltaria então ao IHC, aceitando o desafio que um dia lhe fiz para que se nos juntasse, porque precisávamos dele para renovar a nossa investigação no domínio da História Económica, da História Social e da Sociologia Histórica. O seu desaparecimento, tão precoce, é uma grande injustiça.
Pela Direção do IHC,
José Neves
Outras notícias
-
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
-
Exposição “Angola: Saberes em movimento” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
A tese foi galardoada com o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário
-
Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes são as curadoras da exposição
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
-
Joana Dias Pereira integra o Comité Executivo da IFPH
-
SMS — Shared Memories of Solidarity foi seleccionado pela FCT
-
Comunidade na plataforma Zenodo, EU Open Research Repository e conjunto livros na OAPEN
-
Iniciativa de museologia colaborativa com Kanawayuri Marcello Kamaiurá e Auakamu Kamayurá
-
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
-
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA