abril, 2022

01abr6:30 pm8:30 pmTraços instantâneos6:30 pm - 8:30 pm Livraria Tigre de Papel, Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisboa Tipologia do Evento:Outros

Traços instantâneos

Ver mais

Detalhes do Evento

Projecção do filme Memorias de Ultramar e conversa com os realizadores e investigadores Alberto Berzosa e Lee Douglas.

 

Traços instantâneos
Memórias domésticas, imagens coloniais e a produção audiovisual no contexto ibérico

 

Memorias de ultramar  — Um filme de Carmen Bellas e Alberto Berzosa

 

Projecção e conversa com os realizadores e investigadores Alberto Berzosa (Universidad Carlos III de Madrid) e Lee Douglas (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).

Memorias de ultramar é um documentário realizado com imagens filmadas por famílias que viveram nas colónias, províncias e territórios sob domínio espanhol entre 1940 e 1975. Uma sucessão de instantâneos daqueles que se mudam para outro país e instalam a sua nova casa. O álbum vira as suas páginas e em certos momentos a projecção pára, o editor rebobina, amplia, analisa e procura ecos dentro do material familiar.

Que temas se repetem? Como são filmados a natureza, o trabalho, as mulheres, as matérias-primas? Qual é a posição do outro no enquadramento? Que nos dizem os traços visuais domésticos do legado colonial no presente?

 

>> Descarregar folheto (PDF) <<

 

Uma actividade organizada pela Oficina de História e Imagem do IHC, pelo projeto Militant Imaginaries, Colonial Memories (MSCA-895197), e pela rede TRACTS (COST 20134).

 

Cartaz do evento "Traços instantâneos"

 

Tempo

(Sexta-feira) 6:30 pm - 8:30 pm

Localização

Livraria Tigre de Papel

Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisboa

Organizador

X