janeiro, 2020

14jan4:30 pm6:30 pmNarrativas Possíveis do Evento-LimiteSeminário4:30 pm - 6:30 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 217, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário

Seminário organizado no âmbito da linha temática “Usos do passado: Memória e Património Cultural” do IHC. Com Sílvia Correia.

Narrativas Possíveis do Evento-Limite.
Memória Cultural e Normalização da Experiência da Primeira Guerra Mundial
Sílvia Correia (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Sílvia Correia é Professora Adjunta de História Contemporânea no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Investigadora colaboradora no Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa. Licenciada em História pela Universidade do Minho (2004) e doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa com o projecto intitulado “A política da memória da I Guerra Mundial em Portugal, 1918-1933. Entre a experiência e o mito” (2011), publicado em livro. Desenvolveu o projecto de pós-doutoramento, entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Brown University, uma abordagem comparativa dos regimes memoriais da guerra colonial em França (Argélia, 1954-1962) e das guerras coloniais em Portugal (Angola, Moçambique e Guiné, 1961-1974). Com o mesmo projecto foi também Fulbright Visiting Scholar na Brown University. Actualmente, dedica-se ao projeto Representação e Limite: Memória(s) da Experiência Portuguesa na I Guerra Mundial.

A moderação estará a cargo de Paula Godinho (IHC — NOVA FCSH).

Imagem: Fotograma do filme “J’accuse” de Abel Gance (1919).

(Terça-feira) 4:30 pm - 6:30 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 217