novembro , 2022

23nov6:30 pm8:30 pmRússia: Quebras e Continuidades ImperiaisO Mundo Contemporâneo6:30 pm - 8:30 pm Culturgest, Lisboa, Rua Arco do Cego, 50 — 1000-300 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Imagem ilustrativa do ciclo de conferências

Oitava conferência do ciclo O mundo contemporâneo: história, política e cultura, que visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

O mundo contemporâneo: história, política e cultura

Rússia: Quebras e Continuidades Imperiais

Jochen Hellbeck (Rutgers, The State University of New Jersey) & Yuri Slezkine (University of California, Berkeley)

IHC Visiting Scholars

Sessão também integrada no ciclo de conferência e debates “Impérios“, co-organizada com a Culturgest.

Com curadoria de José Neves e Liliana Coutinho. Moderação de Giulia Strippoli.

Dia do Estudante na Culturgest

O domínio ou influência do Estado russo sobre os territórios que lhe fazem fronteira tem sido objeto de reflexão geopolítica aturada na atualidade. Nesta sessão debruçamo-nos de forma mais atenta sobre os processos históricos que, no curso do século XX, na URSS, estabeleceram continuidades ou permitiram modificações na história russa. Uma análise do desenvolvimento da política soviética, da Revolução de Outubro à queda do muro de Berlim, passando pela oposição soviética à Alemanha Nazi e pelo relacionamento com os Estados Unidos da América.

Cartaz da conferência “Rússia: Quebras e Continuidades Imperiais”, com Jochen Hellbeck e Yuri Slezkine. 23 de Novembro, às 18 horas e 30 minutos, na Culturgest, em Lisboa.

Sobre o ciclo:
Contando com a participação de conferencistas provenientes de diferentes universidades internacionais, assim como de investigadores do IHC dedicados ao estudo de realidades nacionais e transnacionais muito diversas, este ciclo de conferência visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

Integrando os cursos de doutoramento da NOVA FCSH, mas decorrendo em diferentes instituições da cidade de Lisboa, as sessões são abertas à participação de qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia, ainda que as sessões que decorrem na Culturgest requeiram obtenção prévia de ingresso junto daquela instituição (gratuito).

>> Programa do ciclo (PDF) <<

(Quarta-feira) 6:30 pm - 8:30 pm

Culturgest, Lisboa

Rua Arco do Cego, 50 — 1000-300 Lisboa