novembro , 2024

Detalhes do Evento
Seminário que aborda diferentes metodologias para explorar as mulheres enquanto sujeitos históricos activos, com o objectivo de criar discursos históricos polifónicos. Memórias da Invisibilidade: As Mulheres na Construção
Ver mais
Detalhes do Evento
Seminário que aborda diferentes metodologias para explorar as mulheres enquanto sujeitos históricos activos, com o objectivo de criar discursos históricos polifónicos.
Memórias da Invisibilidade:
As Mulheres na Construção da Narrativa Histórica
A construção das narrativas históricas sobre as mulheres é complexa. Numa realidade em que ainda é difícil ouvir as suas vozes, sendo até silenciadas em alguns países, torna-se relevante analisar o uso de fontes históricas que foram relegadas a um segundo plano pela historiografia tradicional, para ouvir tanto as mulheres que não sabiam escrever, quanto aquelas que usaram a escrita ou manifestações artísticas para se fazerem ouvir na esfera pública, para reivindicar os seus direitos e fazer uso do seu poder.
Partindo de uma cronologia alargada, abordam-se diferentes metodologias que exploram as mulheres enquanto sujeitos históricos activos, com o objectivo de criar discursos históricos polifónicos.
A participação é gratuita, mediante inscrição 🔗 neste link.
>> Programa (PDF) <<
Comissão organizadora:
Joana Vieira Paulino, Pedro Urbano e Alba Comino
Tempo
(Quinta-feira) 9:00 am - 5:30 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SC
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
