abril, 2024

15abr5:30 pm7:00 pmOs Medicamentos na HistóriaLançamento do livro5:30 pm - 7:00 pm Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Avenida Prof. Gama Pinto — 1649-003 LisboaTipologia do Evento:Lançamento

Detalhe do convite para o lançamento do livro “Os Medicamentos na História - História da Farmácia e da Terapêutica”, de José Pedro Sousa Dias.

O novo livro de José Pedro Sousa Dias vai ser apresentado por David Felismino na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Os Medicamentos na História – História da Farmácia e da Terapêutica

Esta obra aborda, entre outros temas, a evolução do medicamento na dinâmica das sociedades humanas e no contexto das ciências farmacêuticas, nos diferentes períodos históricos.

Do Prefácio, de Maria de Fátima Nunes:
«Este livro propõe-nos uma cenografia de longa duração, protagonizada pelo(s) Medicamento(s), um livro que dá vida a objectos, humanizados ao longo da História de milénios. Graças à mestria e ao conjunto de imagens, tomamos contacto com a alegoria de saber casar ciência e arte, atravessando civilizações e temporalidades diversificadas, tornando Portugal o palco onde se contracenam Jacob de Castro Sarmento, garrafas de água de Inglaterra, o laboratório Sanitas ou o Museu da Farmácia. Os capítulos conduzem o leitor para uma história cruzada, que se pode pegar e largar, que se pode ler na esplanada ensolarada ou na penumbra do gabinete de trabalho. Um livro transportável, passível de ser exposto, actor principal de possíveis tertúlias de cultura científica, provoca em cada leitor um considerável número de perguntas, de premissas conclusivas abertas e diversificadas.»

Convite para o lançamento do livro “Os Medicamentos na História - História da Farmácia e da Terapêutica”, de José Pedro Sousa Dias. Além de uma foto de dois exemplares do livro, o convite inclui o texto seguinte: A Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Professora Beatriz Silva Lima, o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Professor Hélder Mota Filipe, e a editora Caleidoscópio têm a honra de o(a) convidar para o lançamento do livro “Os Medicamentos na História - História da Farmácia e da Terapêutica”, da autoria de José Pedro Sousa Dias, no dia 15 de Abril de 2024, pelas 17h30, na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, na Avenida Professor Gama Pinto, em Lisboa. O livro aborda, entre outros temas, a evolução do medicamento na dinâmica das sociedades humanas e no contexto das ciências farmacêuticas, nos diferentes períodos históricos. Será apresentado por David Felismino, Director do Museu de Lisboa e Presidente do ICOM Portugal. Contamos com a sua presença.”

(Segunda-feira) 5:30 pm - 7:00 pm

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Avenida Prof. Gama Pinto — 1649-003 Lisboa

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Ordem dos Farmacêuticos e Editora Caleidoscópio