abril, 2019
Detalhes do Evento
Abertura do ciclo de oficinas e conferências organizado no âmbito da Linha Temática "Mundos Precários e Sustentabilidade", coordenada por Ana Isabel Queiroz. HISTÓRIA
Ver mais
Detalhes do Evento
Abertura do ciclo de oficinas e conferências organizado no âmbito da Linha Temática “Mundos Precários e Sustentabilidade”, coordenada por Ana Isabel Queiroz.
HISTÓRIA DA POBREZA E DA FOME
Ciclo de oficinas e conferências
A História da Pobreza e da Fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organiza-se um Ciclo de Oficinas e um Ciclo de Conferências sobre o tema. Estes decorrem entre Abril e Novembro de 2019.
Ciclo de Oficinas
Sala de Formação da Biblioteca Nacional de Portugal
As oficinas desenvolvem-se em ambiente informal e de co-aprendizagem. Cada uma debruça sobre um tema específico: (1) Fundamentos, práticas e representações; (2) Calamidades – impactos das pragas, extremos climáticos e epidemias; (3) Desigualdades e assimetrias territoriais; (4) Condições de vida (5) Contextos coloniais; (6) Da exclusão à equidade.
Têm a duração de um dia de trabalho, entre as 9:30 e as 17:45. Incluem duas sessões de três intervenções (seguidas cada uma de um debate). Os participantes (máx. 30) são chamados a intervir ativamente num processo de análise e reflexão, discutindo textos de ca. 1000 palavras, preparados pelos intervenientes, e distribuídos com 8 dias de antecedência.
As inscrições são obrigatórias, 🔗 NESTE FORMULÁRIO.
Ciclo de Conferências
Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal
Em paralelo com o ciclo de oficinas, decorre um ciclo de conferências, aberto ao público, nas mesmas datas, entre as 18:00 e as 19:30.
OFICINA #1: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
ORGANIZADORES: Ana Isabel Queiroz (IHC – NOVA FCSH) e Inês Moreira (NOVA SBE)
SINOPSE: Abordam-se conceitos fundamentais para a compreensão dos fenómenos da pobreza e da fome ao longo da história e equacionam-se fatores geográficos, ecológicos, culturais, sociais, económicos e políticos. Apresentam-se práticas metodológicas usadas em diferentes áreas académicas, inscrevendo a investigação sobre o tema em Ciências Sociais e Humanidades no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (1- Erradicar a Pobreza; 2– Erradicar a Fome).
PROGRAMA
9:30 – 12:45 | Sessão 1 – Temas e conceitos
Pobreza(s), Inês Moreira (NOVA SBE)
Fome(s), Ana Isabel Queiroz (IHC – NOVA FCSH)
Sustentabilidade, vulnerabilidade e risco de pobreza, Lígia Pinto (NIPE, UMinho)
14:00 – 17:15 | Sessão 2 – Fontes e metodologias
Literatura tradicional, Ana Paula Guimarães e Carlos Augusto Ribeiro (IELT – NOVA FCSH)
ICOR – Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, Susana Peralta (NOVA SBE)
História oral, Maria Alice Samara e Raquel Henriques (IHC – NOVA FCSH)
CONFERÊNCIA #1 | 18:00
A miséria pode ter piada? Representações da pobreza no humor gráfico
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH)
Paulo Jorge Fernandes é investigador e membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea e Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação repartem-se pelos campos da História Política, da História Colonial no “longo Século XIX” e pelo estudo da História do Humor e da Sátira Política na Imprensa, e dos usos políticos e sociais da caricatura e do cartoon. Neste contexto, desenvolve um projecto de investigação com o título de Laughing together (or not): visions and representations of the “self” and the “other” in the European satirical press.
Tempo
(Quinta-feira) 9:30 am - 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa