abril, 2019

04abr9:30 am7:30 pmHistória da Pobreza e da FomeOpening of the Cycle9:30 am - 7:30 pm Campo Grande, 83 - 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Cycle

Ver mais

Detalhes do Evento

Opening of the cycle dedicated to the history of poverty and famine, organised by Ana Isabel Queiroz in the framework of the Thematic Line “Precarious Worlds and Sustainability”.

 

HISTÓRIA DA POBREZA E DA FOME
Ciclo de oficinas e conferências

 

A História da Pobreza e da Fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organiza-se um Ciclo de Oficinas e um Ciclo de Conferências sobre o tema. Estes decorrem entre Abril e Novembro de 2019.

 

Ciclo de Oficinas
Sala de Formação da Biblioteca Nacional de Portugal

As oficinas desenvolvem-se em ambiente informal e de co-aprendizagem. Cada uma debruça sobre um tema específico: (1) Fundamentos, práticas e representações; (2) Calamidades – impactos das pragas, extremos climáticos e epidemias; (3) Desigualdades e assimetrias territoriais; (4) Condições de vida (5) Contextos coloniais; (6) Da exclusão à equidade.

Têm a duração de um dia de trabalho, entre as 9:30 e as 17:45. Incluem duas sessões de três intervenções (seguidas cada uma de um debate). Os participantes (máx. 30) são chamados a intervir ativamente num processo de análise e reflexão, discutindo textos de ca. 1000 palavras, preparados pelos intervenientes, e distribuídos com 8 dias de antecedência.

As inscrições são obrigatórias, 🔗 NESTE FORMULÁRIO.

 

Ciclo de Conferências
Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal

Em paralelo com o ciclo de oficinas, decorre um ciclo de conferências, aberto ao público, nas mesmas datas, entre as 18:00 e as 19:30.

 

📎  PROGRAMA COMPLETO DO CICLO

 

OFICINA #1: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

 

ORGANIZADORES: Ana Isabel Queiroz (IHC – NOVA FCSH) e Inês Moreira (NOVA SBE)

SINOPSE: Abordam-se conceitos fundamentais para a compreensão dos fenómenos da pobreza e da fome ao longo da história e equacionam-se fatores geográficos, ecológicos, culturais, sociais, económicos e políticos. Apresentam-se práticas metodológicas usadas em diferentes áreas académicas, inscrevendo a investigação sobre o tema em Ciências Sociais e Humanidades no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (1- Erradicar a Pobreza; 2– Erradicar a Fome).

PROGRAMA

9:30 – 12:45 | Sessão 1 – Temas e conceitos
Pobreza(s), Inês Moreira (NOVA SBE)
Fome(s), Ana Isabel Queiroz (IHC – NOVA FCSH)
Sustentabilidade, vulnerabilidade e risco de pobreza, Lígia Pinto (NIPE, UMinho)

14:00 – 17:15 | Sessão 2 – Fontes e metodologias
Literatura tradicional, Ana Paula Guimarães e Carlos Augusto Ribeiro (IELT – NOVA FCSH)
ICOR – Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, Susana Peralta (NOVA SBE)
História oral, Maria Alice Samara e Raquel Henriques (IHC – NOVA FCSH)

 

CONFERÊNCIA #1 | 18:00
A miséria pode ter piada? Representações da pobreza no humor gráfico
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH)

 

Paulo Jorge Fernandes é investigador e membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea e Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação repartem-se pelos campos da História Política, da História Colonial no “longo Século XIX” e pelo estudo da História do Humor e da Sátira Política na Imprensa, e dos usos políticos e sociais da caricatura e do cartoon. Neste contexto, desenvolve um projecto de investigação com o título de Laughing together (or not): visions and representations of the “self” and the “other” in the European satirical press.

 

Cartaz da primeira oficina do ciclo "História da Pobreza e da Fome", sobre fundamentos, práticas e representações Cartaz da primeira conferência do ciclo "História da Pobreza e da Fome", sobre humor e pobreza

Tempo

(Quinta-feira) 9:30 am - 7:30 pm

Localização

National Library of Portugal

Campo Grande, 83 - 1749-081 Lisboa

Organizador

Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon

X