dezembro, 2021

13dez9:30 am7:00 pmFronteira, Solidariedade e PorvirConferência9:30 am - 7:00 pm Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade — 1649-010 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Conferência que assinala os 75 anos do bombardeamento da aldeia de Cambedo da Raia, que aconteceu após o acolhimento de refugiados e guerrilheiros pós-Alzamiento.

Fronteira, Solidariedade e Porvir: Cambedo da Raia (1936-46)

Conferência internacional nos 75 anos dos acontecimentos trágicos de Cambedo da Raia, remetidos para o silêncio pela ditadura portuguesa. Em 1946, a pequena aldeia de Cambedo da Raia, na fronteira entre o concelho de Chaves e a Galiza, foi cercada pela PIDE, a GNR, o Exército e a Guardia Civil espanhola, e bombardeada. Houve gente morta, ferida, detida pela PIDE, enviada para o Campo de Concentração do Tarrafal. Ali se haviam acolhido refugiados e guerrilheiros galegos, após o Alzamiento de Julho de 1936. Sobre o assunto, um silêncio abafante de muitas décadas, rompido por algumas investigações, entre a antropologia, a história, a arqueologia, o associativismo ativista pela memória, registadas em documentários, e mostradas nesta conferência.

Organização:

Paula Godinho e Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
José Alves Pereira (ESTC-IPL)

Com apoio de diversas entidades (ver Programa)

Conferencistas:

Carlos Francisco Velasco Souto (Universidade da Corunha)
Cristina Santinho (CRIA — Iscte-IUL)
Manuel Loff (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST / FLUP)

Nos dias 18 e 19 de Dezembro, decorrerá ainda uma homenagem às gentes de Cambedo da Raia e Portocamba in situ.

>> Programa completo (📎PDF) <<

Cartaz da conferência "Fronteira, Solidariedade e Porvir: Cambedo da Raia (1936-46)". 13 de Dezembro de 2021, Lisboa, Torre do Tombo

(Segunda-feira) 9:30 am - 7:00 pm

Arquivo Nacional da Torre do Tombo