setembro, 2024

10set6:00 pm7:30 pmCabral Ka MoriApresentação do livro6:00 pm - 7:30 pm Cena Lusófona, Pátio da Inquisição, Ala Central do Colégio das Artes — 3000-221 CoimbraTipologia do Evento:Apresentação

Cartaz da apresentação do livro “Cabral Ka Mori”. Além da capa do livro, o cartaz inclui duas secções de texto. Texto 1: Uma exposição e um livro-catálogo sobre o passado de Amílcar Cabral, mas também sobre quem fez e continua a fazer sentido desse passado. Texto 2: Apresentação no dia 10 de Setembro, às 18 horas, no Centro de Documentação e Informação da Cena Lusófona de Coimbra, com José Neves e Flávio Almada.

Ver mais

Detalhes do Evento

A obra de autoria de José Neves e Leonor Pires Martins, fruto da exposição sobre a vida e legados de Amílcar Cabral, vai ser apresentada por José Neves e Flávio Almada no âmbito das comemorações do centenário de Amílcar Cabral, em Coimbra.

 

Cabral Ka Mori

 

Esta sessão de apresentação insere-se no ciclo “Amílcar Geração e Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral”, que se prolonga até 13 de Setembro, e faz parte da oficina “Como manter Amílcar Cabral vivo“.

 

Sobre o livro:
Amílcar Cabral foi, por direito próprio, uma figura destacada do século XX. Ao longo das últimas décadas, o sentido da vida de Cabral foi alvo de inúmeras interpretações, de diversos usos e até de renovado interesse. A sua memória permanece viva no século XXI. «Amílcar Cabral, Uma Exposição» nasceu como mais um modo de usar este legado, com o Estado português a fazer dele um motivo de comemoração histórica, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril.
O livro‑catálogo que daí resulta, da autoria dos historiadores José Neves e Leonor Pires Martins, comissários da exposição, percorre 50 peças que nos levam a momentos e lugares da vida de Amílcar Cabral, mas também indiciam o tempo, o espaço e a experiência de quem o conheceu, vigiou, admirou, filmou, retratou ou cantou. O agrónomo e líder das lutas de libertação está omnipresente neste projecto que leva o seu nome, mas muitos momentos têm protagonistas próprios, da fotógrafa italiana Bruna Polimeni ao músico angolano David Zé, passando pelo líder cubano Fidel Castro, falando‑nos também de liberdade, luta anti-colonial e descolonização.
Inclui também textos de Alfredo Caldeira, Aurora Almada e Santos e Ricardo Santos & Miguel Fevereiro.

.

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Cena Lusófona

Pátio da Inquisição, Ala Central do Colégio das Artes — 3000-221 Coimbra

Organizador

IN2PAST, Tinta da China, Cena Lusófona e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

X