setembro, 2024

10set6:00 pm7:30 pmCabral Ka MoriBook presentation6:00 pm - 7:30 pm Cena Lusófona — Coimbra, Pátio da Inquisição, Ala Central do Colégio das Artes — 3000-221 CoimbraTipologia do Evento:Presentation

Cartaz da apresentação do livro “Cabral Ka Mori”. Além da capa do livro, o cartaz inclui duas secções de texto. Texto 1: Uma exposição e um livro-catálogo sobre o passado de Amílcar Cabral, mas também sobre quem fez e continua a fazer sentido desse passado. Texto 2: Apresentação no dia 10 de Setembro, às 18 horas, no Centro de Documentação e Informação da Cena Lusófona de Coimbra, com José Neves e Flávio Almada.

Ver mais

Detalhes do Evento

The book authored by José Neves and Leonor Pires Martins, the result of the exhibition on the life and legacies of Amílcar Cabral, will be presented by José Neves and Flávio Almada as part of the commemoration of Cabral’s centenary in Coimbra.

 

Cabral Ka Mori

 

Esta sessão de apresentação insere-se no ciclo “Amílcar Geração e Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral”, que se prolonga até 13 de Setembro, e faz parte da oficina “Como manter Amílcar Cabral vivo“.

 

Sobre o livro:
Amílcar Cabral foi, por direito próprio, uma figura destacada do século XX. Ao longo das últimas décadas, o sentido da vida de Cabral foi alvo de inúmeras interpretações, de diversos usos e até de renovado interesse. A sua memória permanece viva no século XXI. «Amílcar Cabral, Uma Exposição» nasceu como mais um modo de usar este legado, com o Estado português a fazer dele um motivo de comemoração histórica, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril.
O livro‑catálogo que daí resulta, da autoria dos historiadores José Neves e Leonor Pires Martins, comissários da exposição, percorre 50 peças que nos levam a momentos e lugares da vida de Amílcar Cabral, mas também indiciam o tempo, o espaço e a experiência de quem o conheceu, vigiou, admirou, filmou, retratou ou cantou. O agrónomo e líder das lutas de libertação está omnipresente neste projecto que leva o seu nome, mas muitos momentos têm protagonistas próprios, da fotógrafa italiana Bruna Polimeni ao músico angolano David Zé, passando pelo líder cubano Fidel Castro, falando‑nos também de liberdade, luta anti-colonial e descolonização.
Inclui também textos de Alfredo Caldeira, Aurora Almada e Santos e Ricardo Santos & Miguel Fevereiro.

.

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Cena Lusófona — Coimbra

Pátio da Inquisição, Ala Central do Colégio das Artes — 3000-221 Coimbra

Organizador

IN2PAST, Tinta da China, Cena Lusófona, and Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

X