Esmat Elhalaby em Lisboa

Nov 30, 2022 | Destaque, Notícias

O historiador Esmat Elhalaby, vencedor da primeira edição do Prémio Amílcar Cabral, vai estar em Lisboa na próxima semana, participando numa série de eventos promovidos pelo IHC e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.

Elhalaby é Professor Auxiliar na University of Toronto, no Canadá, dedicando-se ao estudo da história transnacional do Médio Oriente e Sul da Ásia, com um foco especial na história intelectual da descolonização. Obteve o seu Doutoramento na Rice University (EUA) em 2019.

Em Lisboa, vai apresentar a conferência “Decolonizing the Mind: Intellectual History Between Empire and Area”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (5 de Dezembro às 18h); e participar na conversa “Palestine, India and the Making of Global South” com Manuela Ribeiro Sanches, sobre a sua investigação passada e actual, no Padrão dos Descobrimentos (6 de Dezembro às 17h). Este segundo evento integra-se no encontro “Império, AntiColonialismo e História Contemporânea” (cartaz abaixo).

O Prémio Amílcar Cabral foi lançado em 2021, tendo como objectivo “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”. A edição de 2022 encontra-se a decorrer.

 

Cartaz e programa do encontro "Império, Anticolonialismo e História Contemporânea", que vai decorrer no Padrão dos Descobrimentos na tarde de 6 de Dezembro. Inicia-se às 14 horas com a segunda parte da Oficina Anual Doutoral do IHC; às 17 horas, há uma conversa entre Esmat Elhalaby e Manuela Ribeiro Sanches; às 18 horas e 30 minutos será lançado o livro “1961 sob o viés da imprensa”, de Tânia Alves.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X