Emanuel Cameira

Biografia
Emanuel Cameira é licenciado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, pós-graduado em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e doutorado em Sociologia (especialidade de Sociologia da Cultura, da Comunicação e dos Estilos de Vida, com uma tese intitulada “A &etc de Vitor Silva Tavares – narrativa histórico-sociológica”) pelo Instituto de Ciências Sociais da mesma Universidade (ICS-UL).
É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea, IHC – NOVA FCSH. Na qualidade de Professor Auxiliar Convidado, vem leccionando nos mestrados em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, em Empreendedorismo e Estudos da Cultura e em Estudos de Internet, todos do ISCTE-IUL. No âmbito do extinto Observatório das Actividades Culturais (OAC), fez parte da equipa que realizou o “Inquérito ao Sector do Livro” (2007-2009), tendo sido também um dos investigadores que levou a cabo o projecto “A Leitura Digital – transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro” (2011-2013), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e realizado no âmbito do CIES-IUL.
Recebeu, em 2018, o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, atribuído pela Universidade do Minho. Interessa-se presentemente pela área de estudos da sociologia do livro e da edição.
Áreas de Investigação
- Sociologia e história do livro, da edição e da leitura
- Sociologia da arte
Publicações destacadas
- Cameira, Emanuel & Gustavo Cardoso, “A sociologia da leitura e o (novo) paradigma digital: uma relação a explorar,” in O livro, o leitor e a leitura digital, coordenado por Gustavo Cardoso, 9-28. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
- Cameira, Emanuel, “A leitura digital no mundo. Incursão por alguns estudos internacionais,” in O livro, o leitor e a leitura digital, coordenado por Gustavo Cardoso, 151-181. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
- Neves, José Soares (Coord.), Jorge Alves dos Santos, Maria João Lima, Alexandra Vaz & Emanuel Cameira. Inquérito ao sector do livro. Parte I – enquadramento e diagnóstico. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais, 2012. [PDF]🔓
- Cameira, Emanuel. “The first portuguese Art Agency: a case study,” Portuguese Journal of Social Science 7 (2008): 131-147. [link]
Projectos principais
- Investigador no projecto “A leitura digital. Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro” — Coordenado por Gustavo Cardoso (ISCTE-IUL) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 2012-2013
- Bolseiro no projecto “A comunicação pública da arte: o caso dos museus de arte locais/globais” — Coordenado por Pedro de Andrade (à época, CECL) e financiado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia [PTDC/CCI/68595/2006]. 2009-2010
- Investigador no projecto “Inquérito ao Sector do Livro” — Acolhido pelo Observatório das Actividades Culturais (OAC) e financiado pelo Ministério da Cultura. 2007-2008
- Investigador no projecto “A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media” — Coordenado por Gustavo Cardoso (ISCTE-IUL) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 2006-2007 [link]
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
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Roteiro
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Sessão de cinema
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Detalhes do Evento
Lançamento do terceiro livro da colecção Estratégica da Imprensa de História Contemporânea, coordenado por Rita Luís e Adalberto Fernandes. Apresentação por Carla
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Detalhes do Evento
Lançamento do terceiro livro da colecção Estratégica da Imprensa de História Contemporânea, coordenado por Rita Luís e Adalberto Fernandes. Apresentação por Carla Baptista e José Bragança de Miranda na Livraria Tigre de Papel, em Lisboa.
Censura: o que nos falta perguntar?
Censura: o que nos falta perguntar? Estabelece um diálogo para o desenvolvimento dos estudos sobre censura. Abordando temas em que a distinção entre a censura e outras formas de regulação é problematizada, questiona-se a função do discurso sobre a pornografia na construção do Estado-nação italiano, a chamada “cultura de cancelamento”, ou a função da moderação em ambiente digital em contextos democráticos marcados por discursos de ódio. Discutem-se ainda estudos que analisam processos censórios que extravasam a noção estrita de censura associada ao poder dos estados nacionais, analisando o papel da diplomacia na censura transnacional do cinema ou as contradições de uma “censura oficiosa” do jazz durante o regime franquista. O livro inclui entrevistas a Nicole Moore e Robert Darnton, cujos trabalhos recentes contribuem para criticar uma abordagem à censura enquanto força puramente negativa.
Este livro é resultado do projeto exploratório “CEMA – Censura(s): um modelo analítico de processos censórios no campo dos estudos sobre censura em Portugal”, desenvolvido no Instituto de História Contemporânea e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, sob coordenação de Rita Luís e com participação de Adalberto Fernandes, coordenadores da presente obra.
Sobre os coordenadores:
Rita Luís é investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e no Laboratório associado IN2PAST. No IHC, coordena o grupo de investigação Cultura – Poder, Mediações e Arte e desenvolve um projeto sobre Entangled Iberian Censorship (CEECIND/02813/2017), com o qual obteve a Fellowship François Chevallier, na Casa Velázquez em Madrid em 2022. Foi investigadora responsável pelo projeto coletivo Censura(s): um modelo analítico de processos censórios (EXPL/COM-OUT/0831/2021), financiado pela FCT. Publica sobre história dos mass media no contexto das ditaduras ibéricas do século XX, focando-se na relação entre jornalismo e política, mas também nos fenómenos censórios, nos fluxos transnacionais e de transferência cultural, característicos da cultura audiovisual.
Adalberto Fernandes é doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Michel Foucault, mestre em comunicação e mestre em bioética. Colaborador do Instituto de História Contemporânea, foi investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Publicou 13 artigos e capítulos e fez 19 apresentações nos temas de comunicação política, filosofia política, biopolítica, soft power, processos participativos, media, jornalismo, ética da comunicação, comunicação de ciência, comunicação de saúde e bioética.
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Imprensa de História Contemporânea e Livraria Tigre de Papel
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