Digressão de “Mulheres Resistentes” termina em Portugal

Nov 3, 2022 | Notícias

A exposição itinerante “Mulheres Resistentes”, sobre o papel das mulheres como agentes activos de resistência durante a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, vai ser inaugurada amanhã, 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Alcântara, com o apoio do IHC.

A iniciativa é da Associação para a Recuperação da Memória Histórica (Espanha), através do projecto europeu “As mulheres como elemento de resistência na memória da Europa” e abarca casos de estudo de Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Croácia e Portugal. Mulheres milicianas, políticas, trabalhadoras na retaguarda, voluntárias, guerrilheiras, etc., “contribuíram para a luta pela liberdade e antifascismo com dignidade, solidariedade e coragem”, como se pode ler no site oficial da exposição. A mostra pretende “fazer justiça à sua memória e oferecer ao público visitante uma visão global da real importância das suas ações na nossa história.”

Para a sua edição portuguesa, a exposição contou com a participação da Linha Temática do IHC Usos do Passado, e com a redacção de novos textos da autoria de Xurxo Ayán. A sessão de inauguração contará com intervenções das investigadoras Raquel Afonso, Paula Godinho e Giulia Strippoli, do IHC, e Laura Muñoz Encinar, do Instituto de Ciencias del Patrimonio (CSIC).

 

Cartaz da inauguração da exposição itinerante “Mulheres Resistentes”. 4 de Novembro de 2022, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Alcântara em Lisboa.

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X