Cláudia Ninhos vence o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea
Nov 29, 2017 | Notícias
A investigadora Cláudia Ninhos foi a vencedora da 26ª edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, atribuído à sua Tese de Doutoramento, desenvolvida no IHC-NOVA FCSH: “‘Para que Marte não afugente as Musas’. A Política Cultural Alemã em Portugal e o Intercâmbio Académico (1933-1945)”.
No seu doutoramento, Cláudia Ninhos estudou a política cultural alemã em Portugal durante o regime nacional-socialista, recorrendo sobretudo a fontes inéditas do Arquivo Político do Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão, mas também do arquivo histórico do Instituto Camões. Na sua tese, concluiu que a “ciência e a cultura “alemãs” foram a estratégia utilizada para alcançar uma hegemonia política e ideológica”. Parte desta investigação foi recentemente publicada no livro “Portugal e os Nazis – Histórias e Segredos de uma Aliança” (Esfera dos Livros, 2017).
José Pedro Monteiro foi também distinguido, com uma menção honrosa, pela sua tese de Doutoramento “A internacionalização das políticas laborais “indígenas” no império colonial português (1944-1962)”, concluída na Universidade de Lisboa.
O prémio, atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho no passado dia 21 de Novembro, será entregue no dia 13 de Dezembro, pelas 15h00, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. O júri foi constituído por Viriato Capela (Universidade do Minho), António Pires Ventura (Universidade de Lisboa) e Rui Bebiano (Universidade de Coimbra).
Outras Notícias
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025