António Reis

História Política — Regimes, Transições e Memória
Contacto:
antoniorreis@hotmail.com
Biografia
Doutor em História, especialidade de História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2001), António Fernando Marques Ribeiro Reis (Lisboa, 1948) foi professor da licenciatura de História e do Mestrado em História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (1983-2010). A sua ligação a esta instituição traduziu-se igualmente numa intensa actividade nos seus diferentes órgãos científicos e de gestão mas também no seu empenho na fundação e afirmação do Instituto de História Contemporânea, onde ocupou cargos directivos de 1993 a 2010.
Impulsionador de áreas de estudo como a História da I República, das Oposições ao Estado Novo, da Revolução de Abril e da Transição para a Democracia, a ele se devem obras de referência da história contemporânea portuguesa como “Raúl Proença – Biografia de um Intelectual Político Republicano” (Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003), os seis volumes do “Portugal Contemporâneo“, por si coordenados (Lisboa: Publicações Alfa, 1990-1993 (Direcção e Co-autoria) ou, mais recentemente, o “Dicionário do 25 de Abril” (Porto, Figueirinhas, 2016-2017).
Áreas de Investigação
- História cultural e das mentalidades
- História da Primeira República
- História das oposições ao Estado Novo
- Revolução de Abril e transição para a democracia
Publicações destacadas
- Reis, António, Maria Inácia Rezola & Paula Borges Santos (Coord.). Dicionário de História de Portugal: O 25 de Abril, 8 Volumes. Porto: Figuerinhas, 2016-2017.
- Reis, António. Raúl Proença – Biografia de um Intelectual Político Republicano, 2 Volumes. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003. [link]🔓
- Reis, António (Coord.). As Grandes Correntes Políticas e Culturais do Séc. XX. Lisboa: Edições Colibri e Instituto de História Contemporânea, 2003. [link]
- Reis, António (Coord.). A República Ontem e Hoje – III Curso Livre de História Contemporânea. Lisboa: Edições Colibri e Instituto de História Contemporânea, 2002. [link]
- Reis, António (Dir.). Portugal Contemporâneo, 6 Volumes. Lisboa: Alfa, 1990-1993. 2ª Edição revista e actualizada, 3 Volumes. Lisboa: Selecções do Reader’s Digest, 1996.
- Reis, António (Coord.). Portugal – 20 Anos de Democracia. Lisboa: Círculo de Leitores, 1994 (Temas e Debates, 1996).
Projectos principais
- Projecto editorial “Mediateca do Século XX” — Direcção e co-autoria da versão portuguesa da edição alemã do Grupo Bertelsmann. 10 Volumes + 10 videos + 10 CDRom sobre as 10 décadas do século XX. Lisboa: Lexicultural, 1998-1999.
- Projecto editorial “25 Anos em Documentos e Imagens. Fontes para a História do Partido Socialista” — Em colaboração com Alfredo Caldeira. CDRom. Lisboa: Fundação Mário Soares, 1999.
- Projecto editorial “O 5 de Outubro de 1910” — Em colaboração com Alfredo Caldeira. CDRom. Lisboa: Diário de Notícias e Jornal de Notícias, 5 de Outubro de 2005.
Pesquisa
Agenda
agosto, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Terceira sessão:
Ana Balona de Oliveira (IHA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Ana Temudo (CITAR — Universidade Católica Portuguesa)
Francisco Vidal (Artista)
Lennon Mhishi (University of British Columbia)
Sandra Tiako Djomatchoua Murielle (Princeton University)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro