Augusto Fitas

História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente
Contacto:
afitas@uevora.pt
Biografia
Augusto José dos Santos Fitas, licenciado e doutorado em Física, agregado em História das Ideias em Física, Professor (associado) de Física e de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, encontra-se aposentado desde maio de 2012. Foi membro fundador do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) e actualmente é Investigador Emérito no IHC.
Embora os seus interesses de trabalho no domínio da Física se tenham orientado inicialmente para o estudo da geração e propagação de ondas sísmicas, sempre manteve actividade na História e Filosofia da Ciência, área científica que, desde há quinze anos, constitui a sua «área maior» de investigação. Tem desenvolvido investigação sobre História e Filosofia da Ciência (Física e Matemática) (séc. XVIII a XX) e, em particular, na História da Ciência em Portugal (séculos XVIII a XX), dando uma atenção particular a Física e ás instituições científicas no século XX.
Áreas de Investigação
- História e Filosofia da ciência
- História das ideias em Física
- História da ciência em Portugal (séculos XVIII a XX)
Publicações destacadas
- Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A Junta de Educação Nacional e a investigação científica em Portugal no período entre guerras. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2013.
- Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A actividade da Junta de Educação Nacional. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012. [link]🔓
- Fitas, Augusto José dos Santos. O princípio da menor acção: uma história de Fermat a Lagrange (acompanhado de uma colectânea de textos). Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012.
- Fitas, Augusto José dos Santos, Marcial E. Rodrigues & Maria de Fátima Nunes. Filosofia e História da Ciência no Portugal do século XX. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2008.
- Fitas, Augusto José dos Santos, & António A. P. Videira (Org.). Cartas entre Guido Beck e Cientistas Portugueses. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de Irene Flunser Pimentel e Jacinto Godinho.
Histórias da PIDE
Quando o Salazar mandava. Volume 1
Em 1965, o General Humberto Delgado, inimigo público número 1 de Salazar, foi assassinado perto de Badajoz por uma brigada da PIDE. A chefiá‑la estava Rosa Casaco, que, fugido do país a seguir ao 25 de Abril de 1974, viria a ser condenado a oito anos de prisão e a tornar‑se, após uma entrevista incluída neste livro, um dos rostos mais emblemáticos desta força policial.
Sólido e temido bastião do Estado Novo, ninguém escapava ao raio de ação da PIDE: nem Calouste Gulbenkian, o homem mais rico do mundo, que foi preso em 1942; nem o ex‑Presidente da República Marechal Craveiro Lopes, vítima de chantagem de carácter sexual; nem sequer o bispo D. Eurico Dias Nogueira, submetido a constante vigilância, com cartas interceptadas até para o Vaticano e para o próprio Salazar.
Estas são algumas das Histórias da PIDE que José Pedro Castanheira investigou ao longo dos anos para o Expresso, todas reportando neste volume ao período de Salazar. O segundo volume incidirá sobre a época de Marcello Caetano.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm
Organizador
Edições Tinta da China e Escola Secundária de Camões
Notícias
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM