Ana Alcântara

Economia e Sociedade — Estado, Classes e Género
Contacto:
anaralcantara@gmail.com
Biografia
Investigadora do Instituto de História Contemporânea desde 2008.
Doutorada em História, especialidade História Contemporânea (NOVA FCSH), com a tese “Espaços da Lisboa Operária. Trabalho, habitação, associativismo e intervenção operária na cidade na última década do século XIX”,
Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (NOVA IMS), com a tese “Caminho-de-ferro e População na Cova da Beira (1878-1930). Um modelo de acessibilidade”.
Licenciada em História var. Arqueologia (NOVA FCSH).
Autora dos artigos:
“Uma geografia da Lisboa operária em 1890”, Atas do I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, Instituto de História Contemporânea, Lisboa, 2016, pp. 38-52
“A indústria conserveira e a evolução urbana de Setúbal, (1854-1914)”, MUSA – Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 3, 2010, pp. 237-247
Co-autora, entre outros, dos artigos:
“Population and Railways in Portugal (1801 – 1930)”, História, Património e Infraestruturas do Caminho-de-Ferro: Visões do Passado e Perspectivas do Futuro, 2014, pp. 63 – 89.
“The Evolution of Population Distribution on the Iberian Peninsula: A Transnational Approach (1877-2001)”, Historical Methods: A Journal of Quantitative and Interdisciplinary History, 2013, pp. 157-174.
“The impact of railroad accessibility on the population of Portugal’s Inland North Region (1878-1930). The Tua and the Beira Baixa lines”, Railroads in Historical Context: construction, costs and consequences, 2012, pp.95-117.
“Caminhos-de-ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930”, Ler História, nº 61, 2011, pp.7-39.
Áreas de Investigação
- História urbana
- História do operariado, da indústria e dos transportes
- Sistemas de Informação Geográfica aplicados à História
- Século XIX
Publicações destacadas
- Alcântara, Ana, “Uma geografia da Lisboa operária em 1890,” in Atas do I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, 13-15 de março de 2013, FCSH-UNL, Vol. I., coordenado por António Simões do Paço, Cátia Teixeira, Paula Godinho, Raquel Varela e Virgílio Borges Pereira, 38–52. Lisboa: Instituto de História Contemporânea, 2016. [link] 🔓
- Espinha da Silveira, Luís, Daniel Alves, Marco Painho, Ana Cristina Costa & Ana Alcântara. “The Evolution of Population Distribution on the Iberian Peninsula: A Transnational Approach (1877-2001),” Historical Methods: A Journal of Quantitative and Interdisciplinary History 46 (2013): 157-174. [link].
- Espinha da Silveira, Luís, Daniel Alves, Nuno Miguel Lima, Ana Alcântara & Josep Puig. “Population and Railways in Portugal, 1801-1930,” Journal of Interdisciplinary History 42 (2011): 29-52. [link]
- Espinha da Silveira, Luís, Nuno Miguel Lima & Ana Alcântara, “The impact of railroad accessibility on the population of Portugal’s Inland North Region (1878-1930). The Tua and the Beira Baixa lines,” in Proceedings of the FOZTUA International Conference: Railroads in Historical Context: Construction, costs and consequences. Volume I, editado por Anne McCants, Eduardo Beira, José M. Lopes Cordeiro e Paulo Lourenço, 95-117. Vila Nova de Gaia: Inovatec, 2011.
Projectos principais
- Técnica de investigação no projecto “The Development of European Waterways, Road and Rail Infrastructures: A Geographical Information System for the History of European Integration (1825-2005)” — Coordenado por Jordi Marti-Henneberg (Departament de Geografia i Sociologia – Universitat de Lleida) e financiado pela European Science Foundation e Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2008-2011 [link]
- Investigadora no projecto “DICTIONARIUM – Cartografar as Memórias Paroquiais de 1758” — Coordenado por Luís Espinha da Silveira e financiado pelo POS_Conhecimento POS_C644/4.2/C/REG. 2007-2008.
- Investigadora no projecto “Desenvolver o Sigma – Sistema de Informação Geográfica e Modelação de Dados Aplicado à História de Portugal” — Coordenado por Luís Espinha da Silveira e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [POCTI/HAR/39204/2001] 2002-2005
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Nona edição do congresso que tem como objectivo a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea. IX Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na
Ver mais
Detalhes do Evento
Nona edição do congresso que tem como objectivo a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea.
IX Congresso de História Local:
Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
O IX Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos/as quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências.
Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado, com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.
>> Programa do congresso (PDF) <<
Chamada para comunicações
Convidam-se os interessados/as a apresentarem propostas de comunicação no domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e enquadradas pelas especificidades metodológicas e epistemológicas que caracterizam este campo de estudos. As propostas de comunicação sobre a história local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:
- Transformações sociais e culturais;
- Imprensa local;
- Dinâmicas laborais e conflituosidade social;
- Reflexões sobre a teoria e metodologias da história local;
- A importância da história local no ensino secundário e superior;
- Temas e trabalhos subordinados à história de uma região;
- História e comunidade(s);
- Elite(s) e personalidades;
- Municípios e Poder Local;
- Instituições e associações locais;
- Organização, resistência e violência política na história local;
- A história das mulheres em contexto local;
- Territórios e património biocultural.
O encontro de 2025 será acolhido pela Câmara Municipal de Alpiarça. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à história deste município e do Ribatejo. Nesse sentido, convidam-se os historiadores/as, professores/as, investigadores/as e demais/as estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à história de Alpiarça.
Envio de propostas
As propostas não deverão exceder os 3500 caracteres e contemplar o título do trabalho e uma biografia resumida do autor/a (máximo 750 caracteres).
As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos.
Línguas de trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea).
O painel júnior é exclusivo para alunos/as de último ano de licenciatura e primeiro ano de mestrado; neste caso, a apresentação das propostas de comunicação deverá observar o mesmo procedimento, mas serão avaliadas separadamente.
Todas as propostas deverão ser submetidas através do formulário disponível 🔗neste link.
Inscrições
A inscrição no congresso é individual e gratuita e deverá ser feita através do formulário disponível 🔗neste link até ao dia 6 de Novembro de 2025.
Calendarização
Submissão de propostas: 7 Setembro 2025
Notificação de aceitação de propostas: 15 Outubro 2025
Divulgação do programa: 20 Outubro 2025
Prazo para inscrições: 6 Novembro 2025
Congresso: 7 – 8 Novembro 2025
Contacto: congressohistorialocal@gmail.com
Comissão Organizadora
Catarina Pimentel Neto (CEF — NOVA FCSH)
Catarina Veiga dos Santos (CEF — NOVA FCSH)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
Guilherme Sequeira (CEF — NOVA FCSH)
Inês José ( IHC — NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
João Francisco Pereira (CEF — NOVA FCSH / CEHR-UCP)
João Pedro Santos (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Liliana Caldeira (CEF — NOVA FCSH / Câmara Municipal de Lagoa)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Maria Miguel Fresco (CEF — NOVA FCSH)
Mariana Reis de Castro (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)
Comissão Científica
Ana Cardoso Matos (CIDEHUS — Universidade de Évora)
Ana Paula Pires (CEF — NOVA FCSH / Universidade Açores)
António José Queiroz (CEFi —UCP / CEPESE)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
João Miguel Henriques (CEF — NOVA FCSH / CMC)
Jorge Fernandes Alves (FLUP)
Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
Manuela Tavares Ribeiro (FLUC)
Maria Conceição Meireles (FLUP)
Maria Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Margarida Sobral Neto (FLUC)
Nuno Pousinho (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Miguel Rodrigues (CEF — NOVA FCSH / Universidade da Madeira)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)
Sérgio Rezendes (CEF — NOVA FCSH)
Teresa Nunes (CEF — NOVA FCSH / FLUL)
Tempo
7 (Sexta-feira) 12:00 am - 8 (Sábado) 5:30 pm
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Henrique Entratice faz a defesa pública da Tese de Doutoramento "Sobreviver em Confinamento Museológico: Ritxòkós Ixỹbiòwa, Deiscência dos Arquivos, e Retomadas na Terra Indígena Xambioá". Provas de Doutoramento em Antropologia na
Detalhes do Evento
Henrique Entratice faz a defesa pública da Tese de Doutoramento “Sobreviver em Confinamento Museológico: Ritxòkós Ixỹbiòwa, Deiscência dos Arquivos, e Retomadas na Terra Indígena Xambioá”.
Provas de Doutoramento em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais a Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Tempo
(Sexta-feira) 2:30 pm - 5:00 pm
Organizador
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboageral@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Detalhes do Evento
Palestra de Claudio Ribeiro sobre o projecto MPO e o uso dos princípios FAIR e criação de um Fair Digital Object para o dataset do projecto.
Ver mais
Detalhes do Evento
Palestra de Claudio Ribeiro sobre o projecto MPO e o uso dos princípios FAIR e criação de um Fair Digital Object para o dataset do projecto.
Compartilhamento de dados de pesquisa:
uso do Fair Digital Object (FDO) para noticias em periódicos do século XIX
Claudio Ribeiro (UniRio)
A gestão de dados de investigação possibilita uma melhor partilha dos resultados dos projectos. Esta foi a abordagem seguida pelo projecto MPO (Música em Periódicos Oitocentistas), que levou à discussão sobre o contexto dos princípios FAIR e à criação de um FDO para o dataset escolhido no projecto de investigação. Nesta palestra, será feita uma exposição sobre o projecto e traremos para debate: a motivação, os principais desafios, uma visão do método e os resultados, além das lições aprendidas.
Sobre o orador:
Claudio Ribeiro é graduado em Engenharia com extensão em Análise de Sistemas. Doutor e mestre em Ciência da Informação, além de MBA em Gestão do Conhecimento. Bolseiro de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Em 2021, realizou um estágio pós-doutoral no grupo SCS (Semantics and Cybersecurity Service) da Electrical Engineering, Mathematics and Computer Science da University of Twente/ The Netherlands, explorando representações semânticas e princípios FAIR para GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums). Líder do grupo de investigação OpenAIDoc/CNPq, qua trata a Ciência Aberta, Administração e Disseminação de Informação, Documentos, Registos e Recursos de Informação, além de esforços para a organização de informação na WEB. É Professor Associado da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – ministrando aulas na graduação em Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Administração Pública, além de ser docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando desde 1986 tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário.
🔗 GRATUITO mas com INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Tempo
(Sexta-feira) 3:00 pm - 4:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar

