Luís Espinha da Silveira

História, Território e Ambiente
Contacto:
ln.silveira@sapo.pt
Biografia
Luís Nuno Espinha da Silveira é professor associado, com agregação, do Departamento de História, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
As suas áreas de ensino e investigação são a História Contemporânea, com relevo para o Longo Século XIX, a relação entre História e Espaço e as metodologias de investigação, em especial, as digitais, cuja aplicação à História começou na década de 1980 e cuja leccionação, na licenciatura em História, iniciou uma década depois. Tem longa experiência de orientação de trabalhos de pós-graduação. É fundador do Instituto de História Contemporânea onde, entre 2003 e 2017, coordenou o grupo de investigação História, Território e Ambiente. Entre 1993 e 2011 dirigiu continuadamente projectos de investigação financiados com fundos públicos, obtidos competitivamente. A sua obra, dentro dos eixos acima indicados, abrange temas diversificados, incluindo a História Económica e Social, a História do Estado e da territorialização do poder, a distribuição espacial da população e dos recursos. Mantém uma actividade regular de consultoria em Portugal e no estrangeiro. Exerceu cargos de gestão ao nível do Departamento, da Faculdade e da Universidade a que pertence, destacando-se a sua intervenção nas reformas do ensino e na concepção do Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino da Universidade NOVA de Lisboa.
Áreas de Investigação
- História contemporânea
- Longo século XIX
- História e espaço
- História digital
Publicações destacadas
- Silveira, Luís Espinha da. “Geographic Information Systems and Historical Research: An Appraisal,” International Journal of Humanities and Arts Computing 8 (2014): 28-45. [link]
- Silveira, Luís Espinha da, Daniel Alves, Marco Painho, Ana Cristina Costa & Ana Alcântara. “The Evolution of Population Distribution on the Iberian Peninsula: A Transnational Approach (1877–2001),” Historical Methods 46 (2014): 157-174. [PDF]
- Silveira, Luís Espinha da. Território e Poder. Nas Origens do Estado Contemporâneo em Portugal. Cascais: Patrimonia, 1997. [PDF]
- Silveira, Luís Espinha da. “Aspectos da Evolução das Finanças Públicas Portuguesas nas Primeiras Décadas do Século XIX (1800-1827),” Análise Social 97 (1987): 505-529. [PDF]
Projectos principais
- Coordenador nacional do projecto “The Development of European Waterways, Road and Rail Infrastructures: A Geographical Information System for the History of European Integration (1825-2005)” — Coordenado por Jordi Marti-Henneberg (Departament de Geografia i Sociologia – Universitat de Lleida) e financiado pela European Science Foundation e Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2008-2011 [link]
- Coordenador do projecto “DICTIONARIUM – Cartografar as Memórias Paroquiais de 1758” — Acolhido pelo IHC e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (POS_Conhecimento POS_C644/4.2/C/REG). 2006-2008.
- Coordenador do projecto “Desenvolver o Sigma – Sistema de Informação Geográfica e Modelação de Dados Aplicado à História de Portugal” — Acolhido pelo IHC – NOVA FCSH e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [POCTI/HAR/39204/2001] 2002-2005
- Coordenador do projecto “Censos Portugueses da Primeira Metade do Século XIX” — Acolhido pelo IHC – NOVA FCSH e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Praxis XXI). [PRAXIS/PCSH/C/HAR/104/96] 1998-2000
Pesquisa
Agenda
março, 2021
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de
Ver mais
Detalhes do Evento
Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de Rui Tavares.
Portugal, uma Retrospectiva #20: 1290, O Nascimento da Universidade de Lisboa-Coimbra
Vigésima aula do curso, dedicada ao ano de 1290, que será conduzida por Giulia Rossi Vairo e Mário Farelo (IEM — NOVA FCSH).
Na segunda das nossas polifonias medievais, um colectivo de historiadores dedica-se a um ano de consolidação na história da Primeira Dinastia: Mário Farelo traçou-nos um quadro da vida na cidade de Lisboa, em particular na sua relação com a Universidade que viria a ser de Lisboa, primeiro, e de Coimbra, depois; Joana Ramôa Melo apresentou-nos à invulgar figura política da rainha Dona Beatriz; e finalmente, Giulia Rossi Vairo estudou a posteridade de Dom Dinis e da “Rainha Santa” Dona Isabel a partir da tentativa de estabelecimento de um Panteão Real em Odivelas.
Sobre o curso:
O curso é constituído por 25 aulas, de periodicidade semanal e via a plataforma Zoom, que têm como base cada um dos volumes da colecção homónima (Portugal, uma Retrospectiva) publicada pelo Público e a Tinta da China em 2019.
As aulas serão leccionadas pelos respectivos autores, nacionais e estrangeiros, incluindo diversos investigadores/as do IHC.
Cada aula online terá a seguinte estrutura:
– uma breve apresentação dos autores/as e de cada volume, por Rui Tavares;
– uma palestra sobre cada um dos anos-tema, pelos autores/as do volume;
– um período de debate, a partir de perguntas dos participantes, que terão lido os volumes previamente.
As histórias de Portugal têm sido todas contadas da mesma maneira: de trás para a frente, a partir de uma ideia de nacionalidade que se supõe mais ou menos fixa desde o século XII, e com o esforço e a imaginação do historiador completando as lacunas. Portugal: Uma Retrospectiva vira estes pressupostos às avessas. Em vez de tentar encontrar um início para a história, começamos a partir de onde estamos — no presente — e vamos procurar o que sabemos e ignoramos de nós num passado cada vez mais distante. Em cada sessão deste curso dedicamo-nos a um ano da história que hoje é de Portugal, encontrando a cada passo uma maneira diferente de olhar para essa história, os seus problemas diferentes e gentes diferentes. Em cada momento da história tentaremos refazer as nossas perguntas e as nossas respostas, a partir de fontes que conhecemos e do muito que sempre ignoramos.
Este curso destina-se a todos/as os interessados em História de Portugal, que procurem uma nova abordagem para adquirir conhecimento sobre o presente e o passado de Portugal seguindo uma ordem inversa dos acontecimentos.
Colaboram também o IFILNOVA e Departamento de História da Universidade de São Paulo.
O IHC emitirá um certificado de participação no final do curso.
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Público e Tinta da China
Notícias
IHC integra novo Laboratório Associado IN2PAST
Fev 25, 2021
Foi aprovada a criação do criação do IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.
Isabel Baltazar homenageada pela cidade de Tomar
Fev 22, 2021
Isabel Baltazar vai ser homenageada pela cidade de Tomar com a atribuição da Medalha de Honra do Município.
The Programming Historian disponível em português
Fev 1, 2021
Por iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, foi lançada a versão em língua portuguesa do The Programming Historian.
CONTACTOS
HORÁRIO


