Pedro Antunes

Biografia
Pedro Antunes é investigador do Instituto de História Contemporânea, onde desenvolve trabalho nas áreas da antropologia das migrações e dos estudos críticos do património, com interesse em processos de diasporismo, cultura material e histórias de sistemas costumeiros e patrimónios comuns. Doutorado em Antropologia pelo Iscte-IUL (2021), foi Professor Auxiliar Convidado na Universidade NOVA de Lisboa entre 2021 e 2025. É co-coordenador da Escola Doutoral do IN2PAST e do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do mesmo laboratório.
A sua investigação actual explora a revitalização digital da cultura judeo-muçulmana magrebina em contextos diaspóricos, no âmbito do projeto “eSefarad: modalidades e práticas de patrimonialização digital do legado cultural sefardita em contextos mediterrânicos” (CRIA, FCT, 2022–2025). Tem estudado as trajectórias de artefactos das coleções do Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée e do Musée d’Art et d’Histoire du Judaïsme, articulando-as com práticas digitais emergentes em comunidades de fala de djudezmo e haquetía. Este trabalho foi desenvolvido como investigador visitante no Institut d’ethnologie méditerranéenne, européenne et comparative (2023). Em paralelo, mantém uma linha de investigação sobre sistemas costumeiros e micro-histórias de solidariedade, na continuidade da sua tese Depois da Morte. O Restauro Imaterial da Encomendação das Almas (2021). Em comum, estas linhas interrogam modos de reconfiguração crítica das culturas populares em contextos pós-coloniais, entre memória, resistência e futuridade partilhada.
Áreas de Investigação
- Antropologia das migrações e diasporismo
- Estudos críticos do património e cultura material
- Práticas digitais de revitalização linguística
- Sistemas costumeiros e culturas populares
Publicações destacadas
- Antunes, Pedro, “Modos de figuração patrimoniais: práticas de animismo popular no ciclo da Páscoa em Idanha-a-Nova,” in Patrimônios culturais em lugares de língua portuguesa, organizado por Yussef Campos e Paulo Peixoto, 211-237. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. [link] 🔓
- Antunes, Pedro. “‘Arte-etnografia’, um Campo Experimental: Recensão crítica de uma epistemologia para as ‘visões expandidas’ de Arnd Schneider,” Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 9 (2022): 319-327. [link] 🔓
- Antunes, Pedro. “ Voicing Souls. Embodying Uncertainty in a Portuguese Borderland Village,” Ethnologia Europaea 50 (2020): 73-88. [link] 🔓
- Antunes, Pedro, “The “Commendation of Souls”: Body and the Senses,” in Expressions of Religion: Ethnography, Performance and the Senses, editado por Eugenia Roussou, Clara Saraiva e István Povedák, 59-88. Münster: LIT Verlag, 2019. [link]
Projectos principais
- Coordenador do projecto “eSefarad: modalidades e práticas de patrimonialização digital do legado cultural sefardita em contextos mediterrânicos” — Acolhido e financiado pelo CRIA, com fundos da Fundação para a Ciência Tecnologia. 2022-2025 [link]
- “Depois da morte: o restauro imaterial da encomendação das almas” — Projecto individual de doutoramento, orientado por João Leal (CRIA — NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/113912/2015).
Pesquisa
Agenda
janeiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Palestra sobre alguns dos métodos, arquivos e desafios da história social e cultural de comunidades específicas com foco na história queer e LGBTQIA+. Com Matt Cook, IHC Visiting Scholar.
Ver mais
Detalhes do Evento
Palestra sobre alguns dos métodos, arquivos e desafios da história social e cultural de comunidades específicas com foco na história queer e LGBTQIA+. Com Matt Cook, IHC Visiting Scholar.
Entangled Tales, Liveable Lives: Making Queer History Since the 1960s
Palestra dirigida ao público não-académico (em inglês) que apresenta alguns dos métodos, arquivos e desafios da história social e cultural de comunidades específicas. Com foco na história queer, LGBTQIA+, e das dissidências sexuais e de género na época contemporânea, propõe uma reflexão em torno da sua circulação entre memória, arquivo, academia, arte, e espaço público.
A palestra será proferida por Matt Cook, destacado historiador social e cultural, Jonathan Cooper Chair of the History of Sexuality no Mansfield College, Universidade de Oxford. O seu trabalho tem-se centrado em temáticas queer e LGBTQ+ no Reino Unido, incluindo livros de referência como London and the Culture of Homosexuality (2003), Queer Domesticities (2014) e Queer Beyond London (com Alison Oram, 2022), bem como numerosos textos e colaborações públicas em torno da história urbana, VIH/SIDA e culturas queer. Desde 2002, integra o conselho editorial da History Workshop Journal, uma das principais revistas internacionais em história social. Writing Queer History (no prelo, Março 2026) propõe um sumário do campo e é a base desta palestra. Matt Cook é o IHC Visiting Scholar do ano 2026.
Será seguida por uma conversa com os artistas Odete e André Murraças, moderada por Joana Matias (IHC — NOVA FCSH / CITCOM), que propõe dialogar com as suas respectivas abordagens aos arquivos e genealogias queer e trans no contexto português.
Odete é o alias de Levi Gabriel Carvalho, artista multidisciplinar que trabalha entre a escrita, a música, o teatro e as artes visuais. Afirma ser uma filha bastarda de Lúcifer, descendente da prática medieval de pactos satânicos para alterar o corpo sexuado de alguém. Tem pesquisado e trabalhado em torno da construção de pontos de ligação entre histórias “efeminadas”, desde os castrati barrocos até aos dandies do século XIX. O seu livro mais recente é They Lied to You About the Eunuchs (2025), publicado pela Outline, no qual a teoria se torna palco para a poesia. O seu trabalho pode ser encontrado em odete.pt.
André Murraças é encenador, dramaturgo e cenógrafo, licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com um Master of Arts em Scenography (Utrecht) e mestrado em Ciências da Comunicação. Assinou dezenas de espetáculos de teatro como autor, encenador e cenógrafo, com textos premiados e editados pela Cotovia/Artistas Unidos. Venceu em 2023 a bolsa literária para teatro da DGLAB e a III Bolsa de Residência Literária em Madrid, tendo sido distinguido várias vezes pelo CPAI e representado Portugal na Bienal de Jovens Criadores. Desenvolve ainda trabalho em cinema, rádio e projectos queer, como O Museu Fora do Armário e o Queerquivo, sendo considerado pela Mini Internacional um dos autores mais relevantes da sua geração.
Evento organizado pelo Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH / IN2PAST) em colaboração com o Quir Research Hub (CITCOM / ULisboa), com o apoio da Casa do Comum.
O Quir Research Hub é uma comunidade transdisciplinar de investigadores/as que trabalham no domínio alargado dos estudos de género e da sexualidade, com foco nos estudos literários e culturais, na performance, e na representação. O compromisso-base jaz com a produção de análise cultural e acção institucional consequente, propondo soluções teóricas, críticas, e pedagógicas relevantes.
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Quir Research Hub e Casa do Comum
Notícias
IHC acolhe onze novos contratos permanentes
Jan 21, 2026
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
