Henrique Entratice recebe bolsa TheMuseumsLab
Jul 5, 2024 | Notícias

O doutorando Henrique Entratice foi um dos seleccionados para a edição 2024 do TheMuseumsLab, uma plataforma para aprendizagem conjunta, intercâmbio de perspectivas, criação de redes e desenvolvimento de carreiras entre profissionais africanos e europeus. Henrique Entratice é o segundo investigador do IHC a ser seleccionado para o TheMuseumsLab. Em 2023, Elisabete Pereira, investigadora responsável pelo projecto TRANSMAT, foi também participante.
Em 2024, foram atribuídas 50 bolsas a pessoas oriundas de 20 países africanos e 15 países europeus. As actividades já se iniciaram em Junho, com um primeiro módulo online, e vão prolongar-se até Novembro. O ponto alto do programa será a reunião de todos os participantes, em Setembro, no Museu de História Natural de Berlim. Mas, além disso, Henrique Entratice fará ainda uma residência no Museu das Culturas do Mundo em Frankfurt e, em Novembro, uma visita à capital do Gana, Acra, para conhecer melhor os museus e o sector cultural daquele país africano. Aí, terá a oportunidade de debater temas como a gestão de museus, o tratamento de objectos de contextos coloniais, o desenvolvimento de exposições, o desenvolvimento de colecções, a digitalização e as contra-narrativas e perspectivas sobre os museus.
Para o Henrique, “o TheMuseumLab é um projecto conectado com as discussões actuais acerca de museus e património cultural, trazendo pessoas engajadas com actividades inovadoras dos mais diversos museus na África e na Europa.” Numa publicação na rede social X, relatou a sua experiência no primeiro módulo — Reimaginar os museus do futuro —, realçando que lhe permitiu ter “uma visão abrangente e estimulante dos principais temas inter-relacionados dos museus e do património”. Nesse módulo, foram abordados temas como os “desequilíbrios de poder e ineficácia supranacional na proteção do património cultural não-ocidental”, a “evolução do papel dos museus e das acções de reparação nos processos de restituição”, ou a “a necessidade de levar as narrativas e actividades dos museus para o exterior, de modo a ter impacto nas comunidades através de dinâmicas digitais”.
No IHC, o Henrique Entratice está a desenvolver o projecto de Doutoramento em Antropologia “Sobreviver em confinamento museológico: diplomacia cultural, bonecas karajá e resistência Xambioá“, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (Brasil). É ainda investigador visitante no Museu de Etnologia de Berlim, onde trabalha com a coleção de Etnologia Americana. Entre os seus interesses de investigação estão os direitos culturais, a tutela jurídica do património cultural imaterial, os trânsitos coloniais de artefactos ameríndios e a gestão museológica.
Outras notícias
-
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente"
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Abr 13, 2026
Nota de pesar da Direcção do IHC
Paula Albuquerque expõe em Amesterdão
Abr 10, 2026
A exposição Eye(s) Open inaugurou no Eye Filmuseum

