Patrícia Santos Batista

Doutorandos/as, Mestre

Biografia

Licenciada em História – Ramo Educacional, pela Universidade de Coimbra (em 2002), iniciou a sua carreira profissional como professora de História. A sua paixão pela educação traduziu-se numa busca pelo conhecimento, em áreas afins com a sua área inicial de formação. Em 2004 concluiu a Pós-Graduação em Arqueologia e Património, pela Universidade NOVA de Lisboa. Em 2007, concluiu a especialização em Museus e Educação, na Universidade de Évora, onde viria a frequentar e concluir o Mestrado em Museologia. As experiências profissionais como professora e, a partir de 31 de Janeiro de 2005, como técnica superior numa autarquia, mais concretamente no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, consolidou o interesse pela educação patrimonial e pela mediação cultural em espaços de educação não-formal. Após uma experiência de coordenação na área da criação artística contemporânea, na Câmara Municipal de Loulé (2015-2018), integrou a equipa do Museu Nacional de Arqueologia, onde é, actualmente, coordenadora do Serviço de Inventário e Colecções. Doutoranda em História e Filosofia da Ciência: Museologia, na Universidade de Évora.

Áreas de Investigação

  • Museologia
  • História Contemporânea

Publicações destacadas

  • Batista, Patrícia Santos, “O turismo balnear em Albufeira: uma história recente,” in Fragmentos para a história do turismo no Algarve (Promontória monográfica – História do Algarve, nº 2), coordenado por Alexandra Rodrigues Gonçalves, A. Paulo Dias Oliveira e Cristina Fé Santos, 213–228. Faro: Universidade do Algarve, 2015. [link]
  • Batista, Patrícia Santos, “Monchique – Identidade e Património: estratégias para o desenvolvimento locale,” in Paisagens e Dinâmicas Territoriais em Portugal e no Brasil. As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa (Coleção Iberografias), 116–124. Guarda: Centro de Estudos Ibéricos, 2013. [link]
  • Batista, Patrícia Santos. Mercados Públicos Motores de Desenvolvimento Local, O Mercado Municipal de Loulé. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2008.

Projectos principais

  • Portugal no Brasil: Museus como espaço de construção de conhecimento científico e identidades (1808-1900) – Discursos Desconstruídos” — Dissertação de Doutoramento a apresentar à Universidade de Évora, orientada por Maria de Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora) e Luís Miguel Carolino (Iscte–IUL).

 

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X